Revisão de Plano de Educação de Toledo (PR) busca suprir demanda de formação de professores

evento_da_educacao_no_auditorio_carlos_rodrigues_portal

Na região oeste do estado e com cerca de 130 mil habitantes, o município paranaense de Toledo está em processo de revisão de seu Plano Municipal de Educação (PME). O Plano, de acordo com a presidenta do Conselho Municipal de Educação (CME) e integrante do Fórum Municipal de Educação (FME), a professora Veralice Moreira, deve buscar superar os principais desafios do atendimento educacional em seu território, como por exemplo, a demanda de formação de professores para o atendimento na educação básica.

Na última quinta-feira (0611), o Fórum organizou conferência para aprovação do texto-base do que será o terceiro PME da cidade, já que o segundo teve vigência entre os anos de 2004 e 2014. “Participaram da conferência cerca de 140 pessoas, representantes de vários segmentos da cidade e do FME, que aprovaram metas ambiciosas como o aumento da remuneração dos docentes e a maior formação de professores”, explicou a presidenta.

Depois de sistematizado, o documento do Plano deve ser enviado a todas as instituições educacionais da cidade. “As escolas vão ter 15 dias para analisar e divulgar o conteúdo do PME. Após este período, o documento vai ser organizado e pretendemos enviá-lo em janeiro de 2015 para o poder executivo municipal. Esperamos que o PME comece a tramitar na Câmara dos Vereadores em março do próximo ano”, explicou Veralice, afirmando que vereadores da cidade também têm participado das discussões do documento.

Quanto ao desafio de formar com qualidade professores para a educação básica no município, a professora ressaltou que uma das demandas do PME é o oferecimento do curso de pedagogia por uma universidade pública na cidade. “Este está sendo o PME mais dialogado que Toledo já construiu. Estamos conseguindo somar diferentes forças para pensar a educação em rede e queremos garantir uma formação docente que contribua com a alfabetização na educação infantil, o combate à evasão no ensino médio e o atendimento à Educação de Jovens e Adultos (EJA), que hoje só possui 300 alunos matriculados no município”, enumerou.

Convocação

Revisão do PME

A revisão do Plano de Educação de Toledo começou a ser realizada a partir de março deste ano por meio de reunião organizada pelo FME que, de acordo com Veralice, existe desde 2008. “Convidamos todas as instituições que compõe o Fórum, além do Ministério Público, Secretarias da Prefeitura e de órgãos como o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]”, afirmou. E complementou: “na ocasião, dividimos as pessoas em grupos de discussão que iniciaram um processo de avaliação do Plano anterior para começarmos a construção do novo PME”.

Após o primeiro encontro para a revisão do Plano, os participantes dos grupos passaram a fazer reuniões quinzenais e consultas às escolas e demais estabelecimentos de ensino para a construção do diagnóstico da educação na cidade. “Por meio de consultas escritas e de contato online, cada instituição do ensino infantil ao superior respondeu ao Fórum, abordando problemas, desafios e questões como acesso, permanência e avaliação educacional”, exemplificou a presidenta do CME.

Em agosto, segundo Veralice, o FME organizou uma reunião para debater, aprovar e propor encaminhamentos a partir das contribuições e demandas surgidas a partir da consulta. Após a sistematização das deliberações dessa reunião, o Fórum organizou para a última quinta-feira (06/11) a Conferência para aprovação do texto-base do PME. Mesmo após o encaminhamento do documento pela Prefeitura, o Plano ainda pode passar por debate público durante sua tramitação na Câmara dos Vereadores.

 

Imagem 1: Conferência realizada no dia seis de novembro / Divulgação
Imagem 2: Convite para Conferência sobre Plano de Educação de Toledo (PR)

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.