Plataforma possibilita interação e suporte para a construção de Planos Municipais de Educação

Rede para matéria

Atrelando recursos da educação à distância com agilidade das redes sociais, Rede De Olho nos Planos disponibiliza comunidades e fóruns para gestores e sociedade civil de todo o país

A iniciativa De Olho nos Planos está lançando uma rede em que não só gestores, como também representantes de Fóruns e Conselhos Municipais de Educação e integrantes da sociedade civil (estudantes, mães, pais, docentes e demais trabalhadores em educação, entre outros) podem interagir em temas relacionados à construção de seus Planos de Educação. O lançamento oficial ocorrerá durante a realização da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae), entre os dias 19 e 23 de novembro, em Brasília.

“Os municípios têm menos de um ano para construírem seus Planos e este é um momento decisivo na história recente da educação brasileira. E, para contribuir com este processo, a Rede busca agregar a todos e todas em um espaço democrático e colaborativo”, explicou a assessora do Programa Diversidade, Raça e Participação da Ong Ação Educativa, Ananda Grinkraut.

Neste sentido, atrelando recursos de plataformas de educação à distância com a agilidade das redes sociais, a Rede De Olho nos Planos foi construída com o objetivo de apoiar a comunicação, a troca de informações e experiências e promover um espaço formativo para seus participantes.

Utilizando o software livre Noosfero, a plataforma é gratuita e permite a interação social a partir do compartilhamento de conteúdo e da criação colaborativa de informação, agregando recursos como fóruns, chats, compartilhamento de texto em html, em arquivos, fotos, vídeos e outras funcionalidades.

Rede De Olho nos Planos_acesse

Comunidades e Fóruns

A Rede De Olho nos Planos está organizada em comunidades que agregam informações, referências bibliográficas e fóruns sobre diferentes temas relacionados aos Planos de Educação.

Para iniciar o debate, a plataforma possui cinco comunidades em que os participantes poderão dialogar sobre como envolver as comunidades escolares na construção ou revisão dos Planos de Educação; descobrir formas de uso dos Indicadores da Qualidade na Educação nesses processos; dialogar sobre como a Comissão coordenadora pode contribuir para que a elaboração ou revisão do Plano seja mais participativa, dentre outras questões. Lembrando que cada participante pode construir sua própria comunidade ou fórum de discussão.

“A Rede é aberta para que os participantes compartilhem suas experiências, tirem suas dúvidas e possam refletir sobre os principais desafios que enfrentam em seus municípios”, ressaltou Ananda. E convidou: “todas as pessoas podem integrar esta iniciativa e fazer parte deste movimento que busca, sobretudo, contribuir com a construção democrática e participativa dos Planos de Educação ”.

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

 

 

2 ideias sobre “Plataforma possibilita interação e suporte para a construção de Planos Municipais de Educação

  1. Maria da Penha Cardoso

    gostaria de obter ajuda para elaboração das metas do PME na qual estou articuladora. No retorno do Encontro da UNCME conversei com a Ananda. Como faço para obter informações.

    Responder
    1. Administrador

      Olá Maria,
      Agradecemos seu contato. Há uma série de informações e referências em nossos materiais.
      Neste momento, aconselhamos que você verifique o conteúdo presente a partir da página 17 do guia A construção e a revisão participativas dos Planos de Educação (http://www.deolhonosplanos.org.br/colecao/).
      Além disso, há uma série de Planos que podem servir como referência para que vocês possam analisar o que de fato é ou não viável de acordo com a realidade de seu município. No caso da cidade de São Paulo, por exemplo, você pode olhar a Proposta de Substitutivo ao PL nº 415/2012, entregue para a Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores da cidade. Você pode fazer o download desta versão clicando no seguinte link: http://www.deolhonoplano.org.br/saopaulo/download/880/
      Também a convidamos a integrar a Rede De Olho nos Planos (www.rededeolhonosplanos.org.br), espaço virtual colaborativo, onde é possível trocar experiências, informações, apresentar dúvidas e sugestões sobre a construção e revisão de Planos de Educação. A ideia é que este seja um espaço de construção e de aprendizado coletivos. Basta acessar o link, preencher com um e-mail de contato e criar uma senha.
      Caso você ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone: (11) 3151-2333 ramais 130 e 170. Procure por Ananda ou por Gabriel.

      Atenciosamente,
      Equipe De Olho nos Planos

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.