Piedade (SP) realiza cirandas em escolas da cidade para revisão de Plano Municipal de Educação

Além de Cirandas, adaptação de materiais e diferentes estratégias de comunicação convocaram comunidade para atividades de Plano de Educação

Piedade Portal2

Com cerca de 60% de seus 50 mil habitantes na zona rural e a 100 quilômetros da capital paulista, Piedade (SP) realizou, entre os dias oito e 30 de novembro*, cirandas nas escolas da cidade para a revisão de seu Plano Municipal de Educação (PME – Lei nº 3483/03).

Inspiradas na iniciativa da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e organizadas pelo Conselho de Educação da cidade, as Cirandas são atividades que reuniram de 10 a 20 pessoas com o objetivo de debater o Plano de Educação e dialogar sobre soluções possíveis para o enfrentamento das fragilidades e problemas educacionais em todo o território do município.

“Nós precisávamos de um mecanismo que fosse voltado a um número menor de participantes para que a discussão não se perdesse e que pudéssemos contar com a contribuição de todos”, ressaltou a Diretora Municipal de Educação, Albertina de Fátima Esteves Passos. E complementou: “é bobagem pensar que o Plano deve sair só da minha cabeça. Se ele [o Plano] não tiver pertencimento e se as pessoas não se enxergarem em seu conteúdo, as propostas não vão se materializar”.

Segundo a responsável pela coordenação do Plano e Diretora da EMEF Cônego José Rodrigues de Oliveira, Araci Leite Sodré, a adaptação da atividade realizada pela Uncme fez com que as pessoas participassem mais ativamente do debate sobre o documento. “Como existe uma dificuldade de horário das pessoas, as Cirandas voltadas para poucos participantes foram uma boa alternativa. Além disso, esse formato permitiu que pessoas muito tímidas das zonas rurais pudessem se expressar”, relatou Araci.

Piedade Portal3

Com a realização das atividades nas unidades de ensino de Piedade, deve ser elaborado um documento com propostas a partir das discussões entre docentes, estudantes e representantes das comunidades locais. “Após este processo, uma comissão vai analisar e reunir as propostas que devem ser votadas em Conferência a ser realizada no início de 2015”, afirmou Albertina. De acordo com ela, a comissão será composta por representantes da sociedade civil, gestores de escolas municipais e estaduais, integrantes do Conselho Municipal de Educação e do poder legislativo.

As Cirandas tinham a proposta, segundo a diretora municipal de educação, de fazer com que “as escolas se apropriassem dos avanços e dos desafios da educação de Piedade, além das discussões sobre o Plano Municipal anterior e sobre o Plano Nacional de Educação [PNE]”. Para ela, um dos principais desafios para a educação na cidade é conciliar a “função social das escolas, o perfil do município, as expectativas de toda a sociedade e os elos com os governos estadual e federal”.

Outro exercício feito pela coordenação do PME da cidade foi a análise do documento anterior com a observação dos pontos que foram ou não realizados no período entre 2003 e 2013. (Clique aqui e veja o documento de avaliação do Plano de Educação de Piedade)

 

foto para portal

Estratégias de comunicação

Para garantir o debate e o acompanhamento do processo de revisão do Plano Municipal de Educação, a diretora Araci Sodré destacou as várias iniciativas de divulgação para a mobilização da comunidade. “Fizemos um resumo adaptado do PNE utilizando verbos de ação para dar destaque ao que efetivamente temos que fazer para concretizar o que está previsto no documento nacional. E estamos divulgando esse e outros materiais para os vereadores, para o jornal da cidade, a Folha de Piedade, e para o jornal da Diretoria de Educação”, exemplificou.

Para dialogar com a população nas diferentes comunidades, principalmente, das zonas rurais, Araci ressaltou a importância da parceria com outras áreas que não só a da educação: “divulgamos muito no ‘corpo-a-corpo’, com e-mail e telefonemas, mas fomos direto aos bairros, através das Cirandas pela Educação realizadas em cada escola. Estamos buscando, através de todas as instituições parceiras, dados e informações para a formação do nosso banco de dados e realinhamento do nosso PME”.

No caso da relação com os vereadores da cidade, a diretora defendeu a necessidade de uma relação próxima com os representantes do poder legislativo para que tenham conhecimento de todo o processo de revisão do Plano. “Se eles [os vereadores] acompanharem o processo, podemos enviar o projeto de lei para a Câmara em março do próximo ano. Até lá, temos convidado para venham às reuniões e distribuímos pastas com os materiais prontos e fáceis de compreender”, explicou Araci.

 

Veja abaixo alguns dos materiais produzidos no município de Piedade para a revisão de seu Plano de Educação:

Resumo das Metas do Plano Nacional de Educação feito pela Secretaria Municipal de Educação de Piedade (SP)

Resumo explicativo sobre o Plano Municipal de Educação de Piedade

Cirandas pela Educação: Conselho Municipal de Educação organiza atividades e estimula participação social

Modelo de ata para as reuniões das Cirandas pela Educação

 

Imagens: SME Piedade / Divulgação

*Segundo informações da SME de Piedade, o prazo das cirandas foi estendido para que mais escolas pudessem participar das decisões sobre o PME – Atualizado no dia sete de novembro de 2014.

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.