Por que pesquisar implementação de políticas educacionais atualmente?

Este texto apresenta a evolução da reflexão acadêmica e ressalta a relevância dos estudos sobre implementação das políticas educacionais.

DOWNLOAD
Implicações da nova lógica de ação do Estado para a educação municipal

Este artigo problematiza a qualidade da educação a partir da progressiva municipalização do ensino fundamental, da educação infantil e de jovens e adultos.

DOWNLOAD
Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios

Partindo do significado das expressões sistema de educação e sistema de ensino, este artigo explicita o tratamento dado pela Constituição e pela LDB ao problema dos sistemas municipais de ensino.

DOWNLOAD
Construindo o Plano de Educação de São Paulo

O documento Construindo o Plano de Educação de São Paulo traz a sistematização das propostas apresentadas na Conferência de Educação da Cidade de São Paulo, em 2010.

DOWNLOAD
Políticas sociais de atendimento à infância e juventude: o caso da Fundação Abrinq

O objetivo desse trabalho foi analisar a atuação da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e as políticas de atendimento infanto-juvenil no contexto brasileiro de desestabilização estatal.

DOWNLOAD
Subjectividade e Bem-Estar das Crianças: (in)visibilidade e voz

O artigo busca definir bases teóricas, epistemológicas e metodológicas que permitam cruzar indicadores estruturais com dimensões da subjetividade, e os fatores sociais com a interpretação e ação das crianças, enquanto atores sociais concretos.

DOWNLOAD
Desmistificando a concepção de adolescência

Este estudo examina a concepção de adolescência presente no discurso dos jovens, bem como de que maneira eles entendem a passagem para a chamada idade adulta.

DOWNLOAD
A tentação da diversidade - e seus riscos

O artigo discute duas abordagens sobre a infância: a primeira passa pela diversidade; e a outra, defendida pelo autor, prioriza a categoria geracional nos estudos sobre a infância.

DOWNLOAD