Políticas sociais de atendimento à infância e juventude: o caso da Fundação Abrinq

O objetivo desse trabalho foi analisar a atuação da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e as políticas de atendimento infanto-juvenil no contexto brasileiro de desestabilização estatal.

DOWNLOAD
Subjectividade e Bem-Estar das Crianças: (in)visibilidade e voz

O artigo busca definir bases teóricas, epistemológicas e metodológicas que permitam cruzar indicadores estruturais com dimensões da subjetividade, e os fatores sociais com a interpretação e ação das crianças, enquanto atores sociais concretos.

DOWNLOAD
Desmistificando a concepção de adolescência

Este estudo examina a concepção de adolescência presente no discurso dos jovens, bem como de que maneira eles entendem a passagem para a chamada idade adulta.

DOWNLOAD
A tentação da diversidade - e seus riscos

O artigo discute duas abordagens sobre a infância: a primeira passa pela diversidade; e a outra, defendida pelo autor, prioriza a categoria geracional nos estudos sobre a infância.

DOWNLOAD
Sociologia da infância: balanço dos trabalhos em inglês

Este artigo faz balanço das publicações sobre a infância na área da sociologia, examinando textos em língua inglesa de países anglo-saxônicos e escandinavos, além de países e regiões como Alemanha, África do Sul, Austrália, Europa do Leste e do Sul.

DOWNLOAD
Gerações e alteridades: interrogações a partir da sociologia da infância

A partir da sociologia da infância, o artigo trata das crianças como objecto de investigação sociológica por direito próprio, fazendo acrescer o conhecimento, não apenas sobre infância, mas sobre o conjunto da sociedade.

DOWNLOAD
Contra os silêncios, a invisibilidade e a afonia: A Participação das Crianças nos Orçamentos Participativos

O texto trata sobre os Orçamentos Participativos de Crianças e Jovens (OPCJ) como processos sociais  inovadores que têm como objetivo envolver as crianças em processos de participação cidadã.

DOWNLOAD
Um mundo ao alcance de crianças e jovens: notas sobre o protagonismo de crianças e jovens em orçamento público em cidades brasileiras

Este artigo aborda a participação de crianças e de jovens na administração pública, em especial no orçamento.

DOWNLOAD