Implementação do Plano Nacional de Educação é um dos principais desafios para novo ministro

renato janine

Especialistas apontam principais desafios para gestão de Renato Janine Ribeiro no Ministério da Educação (MEC)

Após o anúncio na última sexta-feira (27/03) do professor da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro, como o próximo Ministro da Educação, especialistas apontaram alguns dos principais desafios para o gestor que substituirá no próximo dia seis de abril o ministro interino Luiz Cláudio Costa. Dentre estes desafios, está a efetivação do Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê metas e estratégias para a educação do país nos próximos dez anos.

“O principal desafio do novo Ministro será implementar o Plano Nacional de Educação 2014-2024. Embora tenha sido aprovado com votos de todos os partidos, quase alcançando a unanimidade dos parlamentares do Congresso Nacional, o PNE ainda não saiu do papel. O que, no mínimo, contradiz o lema governamental ‘Brasil: Pátria Educadora’”, avaliou em seu blog o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.

Para Daniel, Janine deve estabelecer canais de diálogos para que se cumpra o que está previsto na lei do Plano Nacional: “tendo em vigor um PNE, o melhor caminho é compreender que a educação não precisa de ideias novas. O desafio é colocar em prática aquilo que já foi discutido e está legitimado na forma da Lei 13.005/2014”. (Clique aqui e acesse o conteúdo do PNE)

Financiamento

Sancionado pela presidenta Dilma no dia 24 de junho de 2014, o PNE definiu o aumento dos recursos a serem investidos na educação brasileira, de maneira que se alcance o patamar de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país até 2024. Para o professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB), Luiz Araújo, o primeiro desafio do novo ministro será evitar a continuidade dos cortes orçamentários na área educacional, além de priorizar a oferta educacional direta, por instituições públicas, cumprindo a determinação das metas 11 e 12 do PNE.

De acordo com o professor, para que se cumpra o Plano Nacional é necessário que haja uma mudança na forma como se organiza a distribuição do orçamento para a área da educação. “Um dos entraves para o cumprimento do Plano Nacional de Educação é a resistência da União de ter um papel redistributivo e supletivo mais efetivo no provimento da oferta educacional. É consenso que o novo PNE não se efetivará sem que ocorra uma mudança de patamar do papel de financiamento da União”, constatou Luiz Araújo em seu blog.

De olho na mídia

Confira abaixo matérias e análises publicadas após o anúncio da escolha de Renato Janine Ribeiro como o novo Ministro da Educação:

Os desafios de Janine Ribeiro no MEC (Blog do Daniel Cara)

Vamos aguardar (Blog do Luiz Araújo)

Um novo Ministro: sem sal (Blog Avaliação Educacional, do Professor da Faculdade de Educação da Unicamp, Luiz Carlos de Freitas)

Renato Janine Ribeiro e o desafio do pacto federativo na educação (Blog do Daniel Cara)

Veja a repercussão da escolha de Renato Janine Ribeiro para o MEC (Portal G1)

Os desafios do novo ministro da Educação (Revista Carta Capital)

Renato Janine Ribeiro tem apoio da área, mas verba menor (Jornal Folha de SP)

Saiba quem é Renato Janine Ribeiro, o novo ministro da Educação (Portal EBC)

Janine defende educação sem currículos rígidos (Blog do Josias)

‘Sem educar não se avança’, diz novo ministro da Educação (Portal G1)

 

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.