Censo Escolar 2015: confira os dados disponibilizados pelo MEC sobre a educação básica no país

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última segunda-feira (18) os resultados finais do censo escolar do ano passado, que detalham o número de matrículas iniciais na educação básica das redes públicas municipal e estadual de ensino. São 38.682.720 de matrículas, abrangendo creche, pré-escola, ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos e educação especial.

Os números colhidos pelo censo referem-se às áreas urbanas e rurais e à educação em tempo parcial e integral.

Censo 2015_Anexo ICenso 2015_Anexo II

De acordo com o censo, incluindo escolas estaduais e municipais de áreas urbanas e rurais, estão matriculadas em creches 1.925.644 de crianças; na pré-escola, 3.651.786; no ensino fundamental, 22.756.164; no médio, 6.811.005 e 2.792.758, na educação presencial de jovens e adultos, o que totaliza 37.937.357. Na educação especial, são 745.363 matrículas.

Contabilizar o número das matrículas é fundamental para o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a execução de programas na área da educação.

O Censo Escolar é um levantamento de dados nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São coletados dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.

Confira também os dados do Censo Escolar dos anos de 2014 e 2013.

*Notícia feita a partir de matéria feita pela Agência Brasil

 

Saiba mais
– Censo Escolar 2014: dados podem ser utilizados na construção dos planos de educação 

 

46 ideias sobre “Censo Escolar 2015: confira os dados disponibilizados pelo MEC sobre a educação básica no país

  1. CASSIA BETANIA RODRIGUES DOS SANTOS

    Olá Bom dia. Preciso tabelar o número de escolas rurais extintas e paralisadas no brasil, ano a ano. Tentei em sinopses estatísticas, mas não encontrei toda a informação de que preciso, pois lá não tem a discriminação de escolas extintas e paralisadas. Tentei no educacenso, mas é preciso ter um cadastro. Me ajudem por favor.

    Responder
  2. EVANDRO RODRIGUES

    Boa tarde.
    Preciso dos dados dos censos de 2010 até 2017. Percebi que os dados referentes ao Ensino Fundamental não coincidem com aqueles divulgados pelo INEP. Sabem me responder o por quê?

    Responder
      1. Rodolfo Alcântara

        Bacana pô, como se fosse fácil ler os microdados, é muito complicado trabalhar com estes dados tão brutos, deveriam ter divisões decentes.

        Responder
  3. Éder Costa

    Olá,
    obrigado por compartilhar essas informações.

    Minha dúvida é a seguinte, para o meu mestrado, gostaria de colocar o endereço e telefone das escolas exibidas pelo MEC no censo 2016, nos microdados que encontrei não tenho o endereço, consigo apenas cidade e estado, o bairro seria algo trivial para minhas estatísticas, onde consigo isso?

    Obrigado!

    Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá, Éder!
      Tudo bom?

      O próprio Inep trabalha com o mascaramento desses dados, por uma questão de ética na pesquisa, veja só:

      “Os dados do Censo Escolar podem ser acessados por meio do próprio sistema Educacenso, pelo Consulta Matrícula, pelo Data Escola Brasil, pelas Sinopses Estatísticas, pelos Microdados ou pelo Inepdata. Por meio dos microdados, disponibilizados em mídia eletrônica, os usuários têm acesso a todo o acervo de dados coletados, com exceção dos dados individuais dos alunos e profissionais escolares e dos dados de endereço das escolas. Dessa forma, é possível ter acesso aos dados primários e reproduzir todos os indicadores calculados pelo lnep, configurando-se, assim, em uma forma abrangente e transparente de disseminação.” Fonte: http://inep.gov.br/censo-escolar

      Talvez seja o caso de você pensar se é necessário colocar essas informações na sua pesquisa de fato. Para encontrar esses dados, você teria que fazer essa busca por conta própria, a partir da identificação de cada escola, já que o Inep não disponibiliza esses dados.

      Att,
      Equipe De Olho

      Responder
      1. Éder Costa

        Obrigado pela rápida resposta, então é impossível eu desenvolver algo que informe os endereços de escolas em um determinado bairro, município, estado ?

        Talvez outro formato, pois vi alguns sites que conseguem até exibir o telefone e e-mail das escolas…

        Responder
  4. Mylena

    Olá!
    Gostaria de obter a seguinte informação: quantitativo de escolas ou turmas do D.F. que atendem crianças inclusivas para dissertação do mestrado.
    Obrigada!
    Não encontro e já procurei tanto.

    Responder
    1. Administrador Autor do post

      Oi, Mylena!
      Tudo bom?

      Você encontra esse dado nos microdados do Censo Escolar 2016: http://portal.inep.gov.br/microdados. É preciso ter um computador bom para rodar os microdados, já que é bastante informação, mas é possível analisá-los no próprio excel.
      Lá tem um arquivo de Turmas, onde você deve encontrar o que você procura.

      Esperamos tê-la ajudado.
      Att,
      Equipe De Olho

      Responder
      1. Mylena

        Olá Equipe De Olho nos Planos!

        Estou muito feliz por ter sido respondida! Nem acreditava que daria certo receber alguma informação. O site do Senso está carregando e espero encontrar o que preciso, mas já preciso adiantar os meus agradecimentos.
        Um abraço, Mylena

        Responder
  5. Solange Monteiro

    Boa Tarde,
    Estou procurando um dado do censo 2015 para minha dissertação de mestrado, mas não estou achando…
    No Ensino Superior Tecnológico.
    obrigada

    Responder
  6. Solange Monteiro

    Para minha dissertação de mestrado preciso do censo 2015 da evasão dos estudantes nos Cursos Tecnológicos públicos;
    Você pode me ajudar por favor?

    Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá, Solange!
      Tudo bom?

      Agradecemos o contato. Você já tentou achar esse dado pela Sinopse Estatística do Censo do Ensino Superior? Se não, o ideal deve ser pegar pelos microdados. O melhor também é você entrar em contato com o Inep direto, pra ver se eles possuem essa informação no Censo.

      Atenciosamente,
      Equipe De Olho

      Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá, Farley!
      Tudo bom?

      Agradecemos o seu contato. De acordo com a matéria, os dados foram tabulados pelo movimento Todos pela Educação, a partir dos dados do Censo Escolar 2015. Você pode acessar o relatório do Todos aqui: https://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1553/apresentacao-monitoramento-meta-15-pne—2015
      Para encontrar esses dados pelo Censo Escolar, seria necessário acessar os microdados: http://portal.inep.gov.br/microdados

      Esperamos tê-lo ajudado.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição novamente.

      Att,
      Equipe De Olho

      Responder
  7. valdinei

    Olá, gostaria de saber se é possível adquirir o relatório do censo de 2014. da Escola de Ensino Fundamental 15 de Dezembro, INEP-23029455.

    Responder
  8. valdinei

    Olá, gostaria de saber se é possível adquirir o relatório do censo de 2015. da Escola de Ensino Fundamental 15 de Dezembro, INEP-23029455.

    Responder
  9. Osório Augusto de Souza Neto

    Boa noite!
    Gostaria de saber como encontrar a quantidade de alunos cegos e/ou com baixa visão, matriculados na educação básica, na rede regular de ensino?

    Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá, Osório!
      Tudo bom?

      Você pode encontrar esses dados no Censo Escolar: http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo-escolar. Como o próprio portal diz, “Os dados do Censo Escolar podem ser acessados por meio do próprio sistema Educacenso, pelo Data Escola Brasil, pelas Sinopses Estatísticas, pelos Microdados ou pelo Inepdata”. Na Sinopse Estatística do Censo Escolar 2016 é possível encontrar esse dado, mas você pode explorar para ver qual a forma mais adequada para você encontrar esses dados.
      Qualquer dúvida, só entrar em contato.

      Att,
      Equipe De Olho

      Responder
  10. jacqueline

    Bom dia
    Como faço para saber o número atual de professores que atuam na EJA no Brasil?
    E quantos cursos de formação superior oferecem a formação para magistério na EJA?
    Onde eu procuro estes dados com informaçõe recentes?
    Muito obrigada

    Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá, Jacqueline!
      Tudo bom?

      O Censo Escolar fornece número de docentes na EJA, por etapa de ensino, localização, sexo e faixa etária etc. Os dados do Censo Escolar podem ser acessados por meio do próprio sistema Educacenso, pelo Data Escola Brasil, pelas Sinopses Estatísticas (http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica), pelos Microdados ou pelo Inepdata.
      Já sobre a questão da formação específica para magistério na EJA, não há uma informação consolidada sobre a questão. Pelo que temos conhecimento, aliás, não existe uma formação específica para EJA. O que há são disciplinas eletivas, optativas que são oferecidas nos cursos de formação superior para essa modalidade.

      Esperamos ter ajudado, Jacqueline.
      Qualquer dúvida, só entrar em contato novamente.

      Att,
      Equipe De Olho

      Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá, Selma!
      Tudo bom?

      Agradecemos o contato. Infelizmente, não podemos ajudar com a sua solicitação, tanto porque não temos a indicação de de qual localidade você procura um relatório referente ao transporte escolar, como também porque possuímos essa informação. A iniciativa De Olho nos Planos busca fortalecer a gestão democrática em Educação e é composta por este espaço virtual e pela Coleção De Olho nos Planos, que pretende auxiliar gestores(as) a pensar a participação do conjunto da sociedade civil na gestão democrática de suas administrações, bem como, em suas instâncias de controle social.

      Como cada município e estado é responsável por assumir o transporte escolar, respectivamente, da rede municipal e da rede estadual, o ideal é você contatar a Secretaria de Educação da localidade que você tem interesse. Esperamos que essa informação a ajude a encontrar o que você precisa com os órgãos competentes.

      Att,
      Equipe De Olho

      Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá, Catherine!
      Tudo bom?

      Pesquisando na internet, é possível ver algumas formas como as pessoas citam o Censo Escolar:

      MEC; INEP. Censo escolar: 2010. Disponível em: . Acesso em: mar. 2011.
      INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar, 2010. Brasília: MEC, 2011.

      Att,
      Equipe De Olho

      Responder
  11. Mikaelly Ribeiro dos santos

    Olá Gostaria de saber se é possível vocês me fornecerem dados sobre numero de alunos que necessitam de educação especial ( inclusiva).

    Grata.

    Mikaelly

    Responder
  12. MARINA MIZRAHI GOICHMAN

    Gostaria de saber se vocês podem me fornecer dados para minha dissertação de mestrado, sobre alunos deficientes visuais que estão matriculados em escolas regulares, assim como se vocês têm dados estatísticos atuais de 2016, para os alunos cegos matriculados em escolas especiais?

    Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá!

      Agradecemos o seu toque. Já corrigimos os links, agora você pode baixar os arquivos corretamente.

      Atenciosamente,
      Equipe De Olho

      Responder
  13. Sinval Brito

    Olá, gostaria de saber os dados sobre a EJA, quanto:

    1. Recurso recebido em 2014, 2015 e 2016 em todo Brasil e por regiões.
    2. quantitativo de matriculados em 2014, 2015 e 2016 por todo Brasil e regiões.

    Obrigado!

    Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá, Sinval!
      Tudo bom?

      Agradecemos o seu contato e pedimos desculpa pela demora em respondê-lo. O nosso site esteve passando por uma reformulação, por isso acabamos não tendo acesso aos comentários.
      Sobre as suas dúvidas, seguem:
      1. Os dados de recurso podem ser obtidos pelo site do Siope (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE), do FNDE: https://www.fnde.gov.br/siope/apresentacao.do.
      2. As matrículas podem ser encontradas nos dados do Censo Escolar. Você pode acessá-los pelas sinopses estatísticas: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica ou pelas outras formas de divulgação de seus resultados (http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo-escolar)

      Qualquer dúvida, só entrar em contato novamente.

      Att,
      Equipe De Olho

      Responder
  14. Alejadnro Rincon

    Muitos dados que são solicitados nos comentários estão disponíveis no site qedu.org.br. Este site contém informação do ultimo censo escolar disponível 2015 e os resultados das avaliações externas do mesmo ano com comparativos por estado, município e escola. Embora eu esteja procurando dados mais atuais o melhor documento é o anuario da educação 2016 que se encontra no site do INEP com informações do censo 2014, muito completo!

    Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá, Héaric!
      Tudo bom?

      Você pode encontrar o número de escolas rurais no Brasil nas Sinopses Estatísticas da Educação Básica do Censo Escolar, no site do Inep: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica
      Por esse documento, que tem os dados referentes ao Censo Escolar 2015, você encontrará que há um total de 64.704 estabelecimentos de ed. Básica (Ensino Regular, Especial e/ou EJA) no Brasil.

      Atenciosamente,
      Equipe De Olho nos Planos

      Responder
  15. Lucineide

    Boa tarde gostaria de saber se vcs teriam a quantidade de crianças com def visual que estão incluidas nas escolas de ensino fundamental em Maceió.,AL.
    Meu artigo será sobre esse tema e preciso dessa informação,se puderem me ajudar agradeço

    Responder
    1. Alberto

      Gostaria de ter informação sobre os docentes do censo da Escola de Ensino Fundamental e Medio Jornalista José Leal Ramos de São João do Cariri- pb , do censo escolar de 2015, porque lecionei na mesma e fui me escrevi na plataforma freire e diz que os meus dados não consta no censo de 2015, agradeço a sua atenção .

      Responder
  16. joséfa amorim

    Gostaria de saber o numero de alunos da Escola Municipal Filinto Tavares, INEP 27004864, no ano 2015.
    Diretora Elizangela Maria da Costa Santos, CPF. 008.687.784-43.
    Motivo: A escola ficou fora do Novo mais Educação e a justificativa do MEC é que a escola tinha menos de 20 alunos, mas na realidade tinha 36 alunos, do 1º ao 5º ano.

    OBS. Sou técnica da Secretaria Municipal de Educação de Dois Riachos – Alagoas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.