“O monitoramento e o chamamento popular precisam ser permanentemente estabelecidos para que o Plano não fique só no papel”

Veranilce

Secretária Municipal de Educação de Nova Viçosa (BA), Veranilce Novais destaca importância da participação após a aprovação do Plano de Educação

“Uma das principais dificuldades é com a participação popular e a compreensão de que o Plano não deve ser concluído amanhã, mas sim que é decenal e precisa ser aprimorado e monitorado de maneira que as pessoas se sintam participantes e donas deste documento”, relatou a Secretária Municipal de Educação de Nova Viçosa (BA), Veranilce Novais*.

A secretária destacou, também, a necessidade de acompanhamento constante mesmo após a aprovação do Plano Municipal de Educação (PME). “O monitoramento e o chamamento popular precisam ser permanentemente estabelecidos para que o Plano não fique só no papel”, defendeu.

Para a mobilização do documento que deve orientar a educação no município nos próximos dez anos, Veranilce apontou a estratégia utilizada de envolvimento de representantes de todas as escolas de Nova Viçosa. “No Congresso de Educação discutimos e fizemos chamamento, outdoors, faixas espalhadas pela cidade, mandamos comunicados para as escolas e criamos uma comissão. Além da comissão, do grupo colaborativo, nós criamos comissões dentro das escolas”, descreveu a gestora.

Segundo ela, a participação facilitou o processo de aprovação do PME: “todas as escolas foram representadas e se debateu em muitas reuniões, sendo que todas as metas e estratégias foram criadas com participação popular. No momento da audiência não tivemos muito o que modificar porque o povo já estava ali consagrando o que foi discutido e escrito com a participação de todos”.

Veja abaixo vídeo em que a Secretária de Educação Veranilce Novais aborda a inclusão de metas relacionadas ao combate à discriminação e desigualdade de gênero no Plano de Educação de Nova Viçosa:

*Entrevista realizada durante o 15º Fórum da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que ocorreu  entre os dias 16 e 19 de junho, em Mata de São João (BA).

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.