Jornadas pedagógicas podem contribuir com construção democrática dos Planos de Educação

 

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Com atividades que mobilizam profissionais da educação de redes de ensino em todo o país, as jornadas pedagógicas, em muitas vezes, acontecem pouco antes do início do ano letivo e podem ser momentos estratégicos para a construção dos Planos de Educação. Essa foi a aposta da Secretária Municipal de Educação de Gramado (RS), Julita Andreis, para a construção do Plano da cidade que possui 42 escolas de educação básica, com cerca de 7800 estudantes, e que está localizada a pouco mais de 100 quilômetros da capital gaúcha.

“Este é o momento [da jornada pedagógica] em que encontramos o maior número de profissionais da educação que também serão os responsáveis por cumprir as metas e estratégias de nosso plano educacional”, explicou a secretária. Com atividades programadas de ontem até amanhã (11/02), o evento é o primeiro dentre as três jornadas previstas para o primeiro semestre de 2015.

Segundo Julita, esta primeira jornada tem o propósito de formar lideranças que deverão levar o debate sobre o Plano às comunidades onde estão localizadas as unidades escolares de Gramado. “Para as pessoas se sentirem preparadas e encorajadas a proporem essa discussão ao restante da sociedade, passar pelo processo da escuta na jornada é importante para que tenhamos uma linha de atuação compartilhada”, afiançou.

Voltadas para as equipes diretivas das escolas e para participantes do Conselho e do Fórum Municipal de Educação, as jornadas pedagógicas de Gramado foram divulgadas também, de acordo com Julita, a demais integrantes da comunidade escolar. “Convidamos também representantes da rede estadual de ensino e das escolas privadas, além de contarmos com a participação do Fórum que é composto por 11 segmentos representativos de sindicatos, conselhos de pais, estudantes, conselho tutelar, entre outros”.

A segunda jornada, de acordo com a secretária, deve ocorrer nos próximos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, pouco antes do início do ano letivo. “Primeiro será abordado um contexto mais amplo e os principais desafios para a construção do PME. Já, em um segundo momento, deve-se tratar de metas específicas do Plano”, afirmou Julita.

Também prevista para ser realizada em três dias, a terceira jornada deverá acontecer no próximo mês de julho com discussão sobre avaliação educacional. “Nestes dias, iremos tratar sobre a avaliação institucional e sobre a avaliação que deve estar presente no próprio Plano de Educação”.

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Atividades para a participação

Além das jornadas previstas para este ano, Julita relatou que o município organizou nove encontros com o objetivo de levantar dados e construir o documento referência do Plano de Educação da cidade. Segundo ela, os encontros realizados entre os meses de setembro e dezembro de 2014 contaram com uma média de 30 a 50 representantes da direção das escolas da cidade, do Fórum e do Conselho Municipal de Educação. Neste mesmo período, foram realizadas duas palestras sobre a importância do envolvimento de toda a sociedade na construção dos Planos.

“Em relação às mães e pais, organizamos dois encontros para escutá-los, além de convidá-los para as jornadas que estamos realizando este ano”, afirmou a secretária. Para ela, as plenárias descentralizadas devem intensificar a participação de demais pessoas da comunidade escolar: “nosso objetivo é chegar a pais e alunos dentro de seu próprio contexto e realidade, sendo que cada escola ou segmento vai definir o melhor dia, horário e local para sua plenária. Após esta definição, nós da Secretaria vamos contribuir com uma ampla divulgação das atividades agendadas”.

Após a realização dos eventos em diferentes locais da cidade, a Secretaria Municipal de Educação de Gramado planeja realizar uma plenária centralizada em que deverá discutir demandas e propostas encaminhadas a respeito do Plano Municipal de Educação.

Como principais desafios para o Plano, Julita apontou a necessidade de ampliar o acesso e a qualidade na educação infantil e de se garantir a qualidade em toda a educação básica oferecida no município. “Além disso, de maneira semelhante a quase todos os municípios brasileiros, enfrentamos o desafio de financiamento da rede municipal de ensino que possui um repasse de recursos muito pequeno em comparação com a grande demanda de atendimento”, destacou.

 

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Imagens: Jornada pedagógica realizada em Gramado (RS) – Divulgação

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

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