Como mobilizar a população para aumentar a participação na construção do Plano Municipal de Educação? A divulgação em jornais e rádios locais é uma das alternativas possíveis para potencializar a mobilização da sociedade e essa foi uma das estratégias utilizadas pela Secretaria de Educação da cidade de Tapes, localizada na região centro-sul do Rio Grande do Sul e que possui 16 mil habitantes.
“A partir do momento em que as pessoas conhecem o Plano Municipal de Educação (PME) elas se empoderam, o valorizam e se comprometem com sua construção”, afirmou a secretária de educação da cidade, Vera Thielo. E complementou: “como a educação é um compromisso de todos, a divulgação contribui para que as entidades e, principalmente, os pais saibam a importância de manter seu filho na escola e de acompanhar sua educação. E isso faz com que a escola não seja um elemento sozinho a educar, mas que essa educação seja feita por toda a cidade, toda vila, toda aldeia. Educar é um processo de todos”.
Para mobilizar a população do município, Vera explicou que dá entrevistas semanalmente à rádio da cidade, possui uma relação próxima com o canal de televisão online Lagoa TV e com jornais locais como os diários Regional de Notícias e Armazém de Notícias. “Nós também mantemos o site da Prefeitura sempre atualizado e, quando temos algum evento, ligo para os jornais e eles sempre nos dão muita credibilidade”, comemora a secretária ressaltando que o PME ganhou o status de notícia nas mídias locais.
Assista abaixo entrevista realizada com a secretária Vera Thielo pelo canal online Lagoa TV:
Educação em Tapes
De acordo com a secretária de educação Vera Thielo, o principal desafio para o Plano de Educação de Tapes é conseguir atender às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) com as devidas condições estruturais e com a quantidade necessária de profissionais para a atual demanda educacional da cidade. “Abrimos um concurso, mas não tivemos êxito já que somente três pessoas foram aprovadas. A rede municipal é menor que a estadual e geralmente os professores já trabalham nas duas”, exemplificou Vera ao falar sobre a dificuldade na contratação de professores para as escolas municipais.
Apesar disso, a secretária destacou a maior mobilização da população da cidade a partir da realização da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae): “em 2013, realizamos a etapa municipal da Conae e isso nos motivou muito. Os municípios vizinhos participaram das discussões realizadas em Tapes e, a partir disso, passamos a acreditar que é possível sim construir um Plano de Educação participativo”.
Imagem e vídeo: Lagoa TV / Divulgação
–
Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut
Concordo com a Secretária, o Plano Municipal de Educação não é um plano para a rede de ensino municipal, das suas etapas obrigatórias, é um plano territorial, por isso, faz necessário a sua divulgação, ampliação para os demais segmentos educacionais do territória municipal.
E outras entidades civis organizadas.
Muito bom, parabéns Tapes por esta iniciativa encabeçada pela professora Vera Thielo!!!