De Olho nos Planos: novo site destaca campanhas para construção e revisão de Planos de Educação

Para contribuir ainda mais com a construção e revisão participativas dos Planos de Educação, a iniciativa De Olho nos Planos reformulou sua página inicial de forma a dar destaque para as campanhas e notícias voltadas para o processo de planejamento educacional de estados e municípios.

No topo do portal, por exemplo, o internauta agora já confere as principais campanhas da iniciativa, além das principais notícias e relatos de experiência de diferentes municípios em todo o país. Um dos destaques, por exemplo, se refere à possibilidade de gestores e representantes de Fóruns e Conselhos Municipais de Educação aderirem à iniciativa De Olho nos Planos. (Clique aqui e veja mais informações sobre como fazer parte da iniciativa)

Já na parte central do site, é possível acessar também a ferramenta De Olho no Mapa. Por meio dela, tanto gestores e representantes de Conselhos e Fóruns de Educação, quanto pessoas da sociedade civil podem preencher e interagir com as informações presentes no mapa. A partir de dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC / IBGE) 2011 e da resposta dos questionários dos gestores e da sociedade civil, é possível observar se municípios e estados possuem ou não Plano de Educação, se este planejamento está em elaboração e quais são os gestores que já responderam ao questionário da iniciativa.

Esta ferramenta é uma importante aliada no diagnóstico da situação educacional nas regiões brasileiras, contribuindo para a reflexão e formulação de propostas que colaborem com a constituição de processos participativos, construção de planos de educação e na divulgação de informações para uso das gestões municipais, comunidades escolares e sociedade civil.

Ao lado do mapa, os internautas podem ver sugestões de como colocar a “mão na massa”. Para isso, disponibilizamos: a Rede De Olho nos Planos em que pessoas de todo o país poderão participar e trocar informações sobre os Planos Municipais de Educação; a coleção de materiais da iniciativa; e os Indicadores da Qualidade na Educação, que é uma proposta de autoavaliação participativa para as escolas.

Na terceira parte do portal, é possível acessar os vídeos produzidos, ler outras notícias relacionadas à construção ou revisão participativas dos Planos e interagir também com as redes sociais da iniciativa. Lembrando que os materiais produzidos podem ser distribuídos, remixados e adaptados, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito.

Veja abaixo como ficou o portal De Olho nos Planos:

Portal De Olho nos Planos_OUT_2014

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.