Mobilização acontece entre os dias 4 e 11 de junho em todo o Brasil; inscrições para o recebimento de materiais já estão abertas
Todo ano, durante uma semana, diversas atividades são realizadas em escolas, creches, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos e fóruns de educação e secretarias, com o intuito de fazer pressão sobre líderes e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, no sentido de garantir educação pública, gratuita, equitativa, inclusiva, laica, e de qualidade socialmente referenciada para toda criança, adolescente, jovem, adulto e idoso que vive no Brasil. É assim que funciona a Semana de Ação Mundial (SAM), uma atividade de mobilização mundial – que por aqui é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e ocorrerá entre os dias 4 e 11 de junho de 2017.
Cada ano, um tema específico é escolhido, com o intuito de reforçar a mensagem sobre a sua importância. Este ano, como nos últimos três, o tema segue sendo o monitoramento da implementação das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 25 de junho de 2014 (Lei 13.005/2014). A mobilização da SAM 2017 “Pelo Plano Nacional de Educação rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” deve marcar um balanço da implementação da Lei nº 13.005/2014, do PNE, contextualizado com o monitoramento dos ODS no Brasil, com ênfase em educação, igualdade de gênero e fortalecimento das instâncias democráticas de participação.
Sob o mote “Não vamos inventar a roda!”, a SAM tem como objetivo dar um olhar nacional qualificado e crítico para esse debate, reforçando a necessidade da implementação plena dos marcos legais já existentes para o cumprimento do direito à educação e da necessidade de um chamamento nacional por nenhum retrocesso.
Nesta edição, os participantes serão convidados também a aderir à iniciativa global contra o trabalho infantil e a exclusão escolar, “100 milhões por 100 milhões”, liderada mundialmente pelo Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, coordenada no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
De 2003 a 2016, a Semana já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sob iniciativa da Campanha Global pela Educação. Apenas no Brasil, já são 1,2 milhão de pessoas.
Como participar da SAM 2017?
Qualquer pessoa, grupo ou organização pode participar da SAM, discutindo o tema e realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos, e secretarias, envolvendo todas e todos os que se interessam pela defesa da educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil.
As inscrições para o recebimento de materiais por correio estão abertas até o dia 25 de abril, por meio do site semanadeacaomundial.org. Como o envio de materiais é limitado aos primeiros 1 mil destinatários que se inscreverem por meio do site, é recomendável não deixar para se inscrever de última hora.
*Com informações da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Saiba mais
– Vídeo: Cenários Transformadores para a Educação Básica no Brasil
– INEP divulga primeiro Relatório de Monitoramento das Metas do PNE
– Semana de Ação Mundial chama atenção para o financiamento da Educação
– Semana de Ação Mundial reúne atividades sobre o primeiro ano do Plano Nacional de Educação (PNE)
– Campanha promove atividades por garantia de Educação de qualidade em mais de 100 países
Gostaria de saber informações da semana da ação mundial com antecedência, pois perdi a data deste ano. Grata
Olá, Meires!
Tudo bom?
Agradecemos o seu contato. A Semana de Ação Mundial é organizada, aqui no Brasil, pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Ela geralmente começa a ser divulgada em abril ou maio, acontecendo em junho. Mas o ideal é você entrar em contato direto com eles, para de repente se cadastrar em um mailing, saber direitinho como você faz para ter as informações com antecedência. Segue a página deles: http://www.campanha.org.br/
Esperamos ter te ajudado. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Att,
Equipe De Olho