Para a avaliação dos PMEs e construção de diagnósticos que subsidiem o próximo ciclo de planejamento educacional a autoavaliação participativa das escolas será estratégia fundamental

Após o primeiro ano de construção e fortalecimento do Observatório, pesquisadoras e pesquisadores se reuniram na UFABC de São Bernardo do Campo para pensar a consolidação do projeto em 2025.
A parceria com o Observatório de Educação de Diadema que teve caráter piloto na região durante o primeiro ano de implementação do projeto, contribuiu para o desenvolvimento de metodologia de avaliação do Plano Municipal de Educação de Diadema que servirá de inspiração para os demais municípios do ABC. O relatório de monitoramento do Plano está disponível no site da Secretaria de Educação de Diadema.
Durante o primeiro ano de trabalho, as equipes de pesquisadores e pesquisadoras também estiveram organizadas em Grupos de Trabalho (GTs) temáticos, que se dividiram na realização de uma análise dos Planos Regional, Nacional e Municipais de Educação do Grande ABC, com foco as agendas de gênero e relações étnico raciais, trabalhadores da educação, financiamento, infância e ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos, tecnologias na educação, monitoramento e avaliação. O trabalho realizado pelos grupos irão se tornar artigos científicos, como é o caso do artigo produzido pelo GT gênero e relações étnico raciais composto também pela equipe da Ação Educativa, que será apresentado na 5ª Semana das Licenciaturas, da UFABC, que acontece entre os dias 23 e 25 de abril.
Ao longo de 2024, também houveram outros trabalhos realizados pelo Observatório e apresentado em encontros acadêmicos de expressão e diálogo com a educação nacional, como o V Seminário de Educação Brasileira (19-21 de junho) em Campinas e o XII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – FINEDUCA (16-18 de outubro), em São Luiz (MA).
Entre os dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro
de 2024 o Observatório realizou também o seminário “Planos de Educação: desafios ao monitoramento e implementação no nível local”, no campus São Bernardo da UFABC.
No ano de 2025 o Observatório pretende construir uma relação com os 7 municípios da região que apoie o trabalho de avaliação e construção de diagnósticos da educação tendo como uma importante estratégia a escuta de comunidades escolares, por meio dos Indicadores da Qualidade na Educação: uma metodologia de autoavaliação escolar que reúne indicadores educacionais, concebidos para que toda a comunidade avalie a realidade em que está inserida, identifique prioridades, estabeleça planos de ação, monitore seus resultados e apresente recomendações às políticas educacionais e aos Planos de Educação a partir das realidades locais.
Para Claudia Bandeira, coordenadora da Iniciativa De Olho Olhos Planos, “neste processo é fundamental realizar um diagnóstico participativo a partir da escuta das comunidades escolares para que as demandas de quem está no cotidiano da escola como professoras, equipes de gestão, funcionárias e funcionários, famílias e estudantes sejam incorporadas ao próximo ciclo de construção dos Planos de Educação”
Acesse o vídeo da Campanha #FiqueDeOlho: Gênero Nos Planos Já! para saber o que municípios e estados devem fazer enquanto o novo Plano Nacional de Educação tramita no Congresso Nacional: Planos Municipais e Estaduais de Educação: E agora?