Os dados desagregados são ideais para se obter informações específicas e utilizá-las no monitoramento e na avaliação de políticas públicas, como o PNE
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na sexta-feira passada (dia 24/03) os Microdados do Censo Escolar 2016 para consulta. Os microdados são voltados para pesquisadores, imprensa, gestores e sociedade civil que desejam trabalhar mais livremente com os dados para obter informações de interesse específico, não disponibilizadas em outros produtos do levantamento estatístico. Clique aqui para acessar os Microdados do Censo Escolar 2016.
No dia 17 de fevereiro, o MEC havia liberado as Notas Estatísticas do Censo Escolar 2016, um instrumento inicial de divulgação dos resultados. O Censo Escolar é uma pesquisa realizada todos os anos pelo Inep, onde são coletados dados sobre os estabelecimentos públicos e privados de educação básica – como número de escolas, de matrículas e de docentes, movimento e rendimento escolar, infraestrutura, espaços de aprendizagem etc. Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação e avaliação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.
“Para que a gestão democrática se realize é necessário que as informações sobre política e a situação educacional sejam disponibilizadas de forma pública, ampla e acessível para a população. Para além da disponibilização, é preciso ainda avançar no tratamento das informações para que sejam mais compreensíveis e contribuam efetivamente para o controle social e para o debate público sobre educação”, diz Claudia Bandeira, assessora da Ação Educativa.
Vale lembrar que os Microdados não trazem informação em si, apenas os dados estruturados da pesquisa para a menor desagregação disponível, que precisam ser tratados para se obter a informação desejada. Além disso, servem como ferramenta de transparência, já que permitem a replicação de todo um grupo de indicadores referentes ao Censo da Educação Básica de 2016 calculados e divulgados pelo Inep.
Até o dia 31 de março, será divulgada a Sinopse Estatística, que é a consolidação dos dados coletados pelo Censo Escolar, disponibilizados de forma desagregada por município. O documento é composto por tabelas divididas por etapas e redes de ensino, que trazem a distribuição de matrículas, docentes, escolas e turma desagregadas por cruzamentos entre diversas variáveis, tais como sexo e cor/raça, localização e dependência administrativa, entre outras. É uma forma mais fácil e tratada de procurar dados e fazer cruzamentos com os resultados do Censo Escolar.
Onde encontrar as informações educacionais
Para compor o diagnóstico da situação educacional de um município/estado e, consequentemente, ter informações atuais e precisas para o monitoramento das metas dos planos de educação, é importante realizar o levantamento de alguns dados principais. São eles:
Clique nas palavras ao lado e acesse as informações: Censo Escolar (MEC/Inep), Microdados do INEP, Censo Demográfico (IBGE), PNAD (IBGE).
Clique nas palavras ao lado e acesse as informações: Indicadores Educacionais (MEC/Inep), Censo Escolar (MEC/Inep), Microdados do INEP, Censo Demográfico (IBGE).
Clique nas palavras ao lado e acesse as informações: Censo Escolar (MEC/Inep), Microdados do INEP
*Com informações do portal Inep
Saiba mais
– Inep divulga primeiro relatório de monitoramento das metas do PNE
– Censo Escolar 2015: Confira os dados disponibilizados pelo MEC sobre a Educação Básica no país
– Censo Escolar 2014: Dados podem ser utilizados na construção dos planos de educação
– Ministério da Educação divulga dados do Censo Escolar 2013
– Quais são os dados que devem compor o plano de educação de seu estado ou município?
Interessante!