Semana de Ação Mundial 2020 (SAM) está com inscrições abertas

Mobilização acontece entre os dias 15 e 22 junho. Inscrições para o recebimento de materiais e para a promoção de atividades da SAM 2020 estão abertas..

Todo ano, durante uma semana, diversas atividades coordenadas pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação são promovidas em escolas, creches, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos, fóruns e secretarias de educação.

Chamada de Semana de Ação Mundial (SAM), a mobilização tem como intuito reunir diversos públicos para conversar sobre o direito à educação e fazer pressão para que os tratados e as leis nacionais e internacionais de garantia de uma educação pública, gratuita, equitativa, inclusiva, laica, e de qualidade para todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que vivem no Brasil sejam cumpridos.

Com o tema “Educação Contra a Barbárie”, a 17ª edição da SAM pautará, entre os dias 15 e 22, o contexto político brasileiro de retrocessos na educação. O mote da mobilização é inspirado em livro homônimo, publicado pelo pesquisador Fernando Cássio em 2019. Composto por 20 artigos que analisam diferentes temáticas do campo da educação, o livro “Educação Contra a Barbárie” é tomado como referência orientadora do manual da SAM. Assim como o livro, a proposta é que o manual da SAM seja um alerta e um chamamento para que se faça face à barbárie na educação. 

Além disso, a Semana também debaterá a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). O Plano Nacional de Educação é um documento aprovado em junho de 2014, que contém metas e estratégias para a garantia efetiva do direito à educação no Brasil.

Apesar de já ter passado da metade do seu período de vigência, o PNE ainda não tem nenhuma meta integralmente cumprida. Por isso, além do manual de orientações para as atividades, a SAM também terá como subsídio de debate uma série de cartelas de balanço do PNE. Nas cartelas, será possível encontrar diversos dados educacionais que indicam o patamar de cumprimento e descumprimento de das 20 metas do PNE.

Como participar da SAM 2019?

Qualquer pessoa, grupo ou organização pode participar da SAM, realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos, e secretarias, envolvendo todas e todos os que se interessam pela defesa da educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil.

Para receber os materiais, é necessário inscrever uma proposta de atividade para a Semana. Como o envio de materiais é limitado, é recomendável não deixar para se inscrever de última hora. Enquanto o manual e as cartelas de balanço de PNE não chegam, a/o participante pode baixar os materiais virtuais de divulgação e começar a promover sua atividade.

*Com informações de Campanha Nacional pelo Direito à Educação

*Em função das alterações na programação da SAM como medida para conter o alastramento do CoronaVírus, a matéria foi editada em 16/03 para atualizar as datas.

Saiba mais:

– Nobel da Paz, MalalaYousafzai escreve carta a Rodrigo Maia por um FUNDEB que viabilize a implementação do PNE
– Teto de Gastos inviabiliza a implementação do Plano Nacional de Educação
– MEC extingue SASE, Secretaria responsável por articular o PNE
– 17 países pressionam o Brasil sobre a implementação do Plano Nacional de Educação

2 ideias sobre “Semana de Ação Mundial 2020 (SAM) está com inscrições abertas

  1. MARILIA SANTANA MOREIRA

    Quero conhecer e fazer conhecida a mobilizaçao. Sou educadora e tenho que exercer meu papel de trasformadora e formadora de opiniões!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.