Dados do IBGE
Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic/2011)
Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic/2011)
| Tem plano? | Não |
|---|---|
Modalidades abrangidas |
| Instâncias de Gestão Democrática | |
|---|---|
| Sistema Municipal de Ensino | Integrado ao sistema estadual de ensino |
| Fundo Municipal de Educação | Não |
| Conselho Municipal de Educação | Sim |
| Conselho de Controle e Acompanhamento Social do FUNDEB | Sim |
| Conselhos Escolares | Não |
| Conselho de Alimentação Escolar | Não |
| Conselho do Transporte Escolar | Não |
| No município, há programa ou ações de educação em direitos humanos? | Sim |
|---|
| Na rede municipal de ensino há programas e ações de: | |
|---|---|
| Combate à discriminação | Sim |
| Combate à violência | Sim |
| Formação Continuada de professores na educação especial | Sim |
| Na rede municipal de ensino existem escolas aptas a receber pessoas com deficiência? | Sim |
|---|
Questionário respondido por gestor/a do município
| Gestão e planejamento da educação | |
|---|---|
| Sistema municial de ensino | Não |
| Conselho Municipal de Educação | Sim |
| Plano de carreira e de remuneração para o magistério | Sim |
| Secretário(a) é ordenador(a) de despesas | Sim |
| Já respondeu demanda baseada na Lei de Acesso à Informação | Sim |
| Plano de Educação | |
|---|---|
| Tem plano? | Plano em elaboração |
| Processo de elaboração do Plano de Educação | |
|---|---|
| Investimento em comunicação | Sim |
| Assessoria externa | Sim |
| Quais assessores: | Consultores da Secretaria Estadual de Educação |
| Instituições participantes | Conselho Municipal de EducaçãoConselhos TutelaresOutras Secretarias Municipais (Planejamento, Fazenda, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esportes, Meio Ambiente, etc).Outros Conselhos Municipais de Direitos (Juventude, Criança e Adolescente, Mulheres, Igualdade Etnicorracial, Idosos, etc)Poder Legislativo (Câmara Municipal, Assembléia Legislativa e suas respectivas comissões temáticas)Sistema de Justiça (Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública etc)Instâncias do Governo Estadual (Secretarias Estaduais de Educação, de Cultura, de Saúde, etc)Instâncias do Governo Federal (Ministério de Educação, da Cultura, da Saúde, etc)Universidades/faculdadesOrganizações/fóruns de educaçãoOrganizações do movimento dos direitos da criança e do adolescenteSindicatos/associações de profissionais da educaçãoAssociações/organizações/fóruns locais ou comunitáriosAssociações religiosas |
| Participação da comunidade escolar | Supervisor(a) de ensinoDiretor(a) escolarCoordenador(a) pedagógico(a)Professor(a)Funcionário(a) escolares (secretaria, cozinha, limpeza, inspeção, etc.)EstudantesFamiliares e/ou responsáveisConselheiro(a) escolarIntegrantes de outras instâncias da rede de proteção da criança e do adolescente (conselho tutelar, saúde, assistência, etc) |
| Participação de crianças e adolescentes | |
| Avaliação do plano | |
|---|---|
| Ano desta gestão em que pretende avaliá-lo | 2015 |
| Quem avalia a implantação de suas metas | Fórum Municipal de EducaçãoConselho Municipal de EducaçãoConselhos Escolares |
O Portal De Olho nos Planos é também um espaço de troca de experiências e você tem lugar especial neste instrumento. Quer colaborar conosco neste levantamento sobre a construção e revisão dos planos de educação em sua cidade? Responda aqui o questionário e compartilhe sua opinião sobre este processo de mobilização em defesa de uma educação de qualidade.
Número de respondentes: 0| Plano de Educação | |
|---|---|
| Participação no processo Se houver plano de educação ou se estiver em elaboração |
| Como o Plano pode ajudar a melhorar a educação no município |
Pouco Importante Muito Importante |
| Permite que boas iniciativas de uma gestão governamental perdurem entre diferentes mandatos |
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| Colabora com a construção de parcerias e articulações entre as escolas de diferentes redes no município (municipal, estadual e federal) |
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| Permite identificar os problemas a serem enfrentados, ao se realizar um estudo/diagnóstico sobre a situação educacional local |
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| Permite o acompanhamento e fiscalização do cumprimento dos objetivos e metas presentes no Plano de Educação |
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| Possibilita a participação das escolas (professores/as, funcionários/as, alunos/as e pais) na definição dos rumos da política educacional local |
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| Principais aspectos que dificultam a participação da sociedade civil na construção e revisão do Plano de Educação no município |
Pouco Importante Muito Importante |
| Grandes distâncias e dificuldade de locomoção no município |
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| Falta de conhecimento sobre os Planos de Educação |
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| Falta de tempo |
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| Falta de interesse |
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| Dificuldade de acesso à informação |
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| Falta de divulgação dos eventos relacionados ao processo de construção do Plano |
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| Falta de diálogo entre as escolas e as famílias |
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| Falta de diálogo entre o poder público e a sociedade |
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| Principais aspectos que facilitam a participação da sociedade civil na construção e revisão do Plano de Educação no município |
Pouco Importante Muito Importante |
| Reuniões na escola e/ou outros espaços públicos existentes na comunidade para discutir o que é um Plano de Educação e por que é importante participar de sua construção |
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| Ampla divulgação dos eventos realizados para a construção de Planos de Educação |
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| Facilitação do acesso às informações sobre a situação educacional no município |
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| Ações realizadas em escolas próximas à residência / local de estudo |
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| Apoio para transporte |
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| Apoio para alimentação |
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| Apoio com o cuidado dos(as) filhos(as) durante os eventos e reuniões |
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| Envolvimento da escola onde estudo ou onde o(a) filho(a) estuda no processo de construção ou revisão do Plano de Educação |
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| Envolvimento do poder público local no processo de construção ou revisão do Plano de Educação |
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| Participação da população nos espaços destinados à construção do Plano de Educação |
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