Participe

A palavra participação nasce da palavra “parte” e tem a ver a possibilidade de fazer parte, ser parte, se sentir parte, seja de um grupo, de um bairro, de uma escola, de um país … É um direito de toda pessoa: de opinar, reivindicar, propor, criticar e atuar em questões que afetam sua vida e das coletividades.

Na educação, os conselhos de políticas públicas, as conferências, audiências e consultas públicas são exemplos de processos participativos, que, inclusive, estão previstos na legislação brasileira, assegurada pela Constituição Federal de 1988.

Esses processos participativos são formas de gestão política que fortalecem a tomada de decisão da sociedade, reforçando a ideia de que a democracia não se limita aos pleitos eleitorais e que não acontecem somente de quatro em quatro anos.

Tornar-se um(a) cidadão(ã) protagonista nesse processo é fundamental para a construção de bases que orientem a política, na definição de prioridades e no controle social de sua implementação.

Verificar se na sua cidade ou estado existe um plano de educação, por exemplo, e quais as formas de elaborá-lo, ou monitorá-lo, são maneiras  de assumir um papel participativo no que se refere à construção dos planos de educação.

Para descobrir esta e outras informações sobre o cenário educacional da região onde você mora ou que tenha interesse em conhecer, o De Olho nos Planos, a partir de seu mapa, possibilita uma navegação interativa onde você encontra informações sobre a gestão municipal e ainda pode colaborar com a construção de um amplo diagnóstico sobre os planos de educação no país.

Sua contribuição é muito importante!

Para começar, entenda o funcionamento da ferramenta ‘De Olho nos Planos’ ou então clique aqui para buscar pelo seu município no mapa.