Dados do IBGE
Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic/2011)
Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic/2011)
Tem plano? | Não |
---|---|
Modalidades abrangidas |
Instâncias de Gestão Democrática | |
---|---|
Sistema Municipal de Ensino | Integrado ao sistema estadual de ensino |
Fundo Municipal de Educação | Sim |
Conselho Municipal de Educação | Não |
Conselho de Controle e Acompanhamento Social do FUNDEB | Sim |
Conselhos Escolares | Sim |
Conselho de Alimentação Escolar | Sim |
Conselho do Transporte Escolar | Não |
No município, há programa ou ações de educação em direitos humanos? | Não |
---|
Na rede municipal de ensino há programas e ações de: | |
---|---|
Combate à discriminação | Sim |
Combate à violência | Sim |
Formação Continuada de professores na educação especial | Sim |
Na rede municipal de ensino existem escolas aptas a receber pessoas com deficiência? | Sim |
---|
Questionário respondido por gestor/a do município
Gestão e planejamento da educação | |
---|---|
Sistema municial de ensino | Não |
Conselho Municipal de Educação | Sim |
Plano de carreira e de remuneração para o magistério | Sim |
Secretário(a) é ordenador(a) de despesas | Não |
Já respondeu demanda baseada na Lei de Acesso à Informação | Não |
Plano de Educação | |
---|---|
Tem plano? | Plano em elaboração |
Processo de elaboração do Plano de Educação | |
---|---|
Investimento em comunicação | Não |
Assessoria externa | Não |
Instituições participantes | Conselho Municipal de EducaçãoConselhos TutelaresOutras Secretarias Municipais (Planejamento, Fazenda, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esportes, Meio Ambiente, etc).Poder Legislativo (Câmara Municipal, Assembléia Legislativa e suas respectivas comissões temáticas)Sistema de Justiça (Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública etc)Universidades/faculdadesSindicatos/associações de profissionais da educação |
Participação da comunidade escolar | Lideranças da comunidadeConselheiro(a) escolarIntegrantes de outras instâncias da rede de proteção da criança e do adolescente (conselho tutelar, saúde, assistência, etc) |
Participação de crianças e adolescentes | Não |
Avaliação do plano | |
---|---|
Ano desta gestão em que pretende avaliá-lo | 2015 |
Quem avalia a implantação de suas metas | Fórum Municipal de Educação |
O Portal De Olho nos Planos é também um espaço de troca de experiências e você tem lugar especial neste instrumento. Quer colaborar conosco neste levantamento sobre a construção e revisão dos planos de educação em sua cidade? Responda aqui o questionário e compartilhe sua opinião sobre este processo de mobilização em defesa de uma educação de qualidade.
Número de respondentes: 0Plano de Educação | |
---|---|
Participação no processo Se houver plano de educação ou se estiver em elaboração |
Como o Plano pode ajudar a melhorar a educação no município |
Pouco Importante Muito Importante |
Permite que boas iniciativas de uma gestão governamental perdurem entre diferentes mandatos |
-
+
|
Colabora com a construção de parcerias e articulações entre as escolas de diferentes redes no município (municipal, estadual e federal) |
-
+
|
Permite identificar os problemas a serem enfrentados, ao se realizar um estudo/diagnóstico sobre a situação educacional local |
-
+
|
Permite o acompanhamento e fiscalização do cumprimento dos objetivos e metas presentes no Plano de Educação |
-
+
|
Possibilita a participação das escolas (professores/as, funcionários/as, alunos/as e pais) na definição dos rumos da política educacional local |
-
+
|
Principais aspectos que dificultam a participação da sociedade civil na construção e revisão do Plano de Educação no município |
Pouco Importante Muito Importante |
Grandes distâncias e dificuldade de locomoção no município |
-
+
|
Falta de conhecimento sobre os Planos de Educação |
-
+
|
Falta de tempo |
-
+
|
Falta de interesse |
-
+
|
Dificuldade de acesso à informação |
-
+
|
Falta de divulgação dos eventos relacionados ao processo de construção do Plano |
-
+
|
Falta de diálogo entre as escolas e as famílias |
-
+
|
Falta de diálogo entre o poder público e a sociedade |
-
+
|
Principais aspectos que facilitam a participação da sociedade civil na construção e revisão do Plano de Educação no município |
Pouco Importante Muito Importante |
Reuniões na escola e/ou outros espaços públicos existentes na comunidade para discutir o que é um Plano de Educação e por que é importante participar de sua construção |
-
+
|
Ampla divulgação dos eventos realizados para a construção de Planos de Educação |
-
+
|
Facilitação do acesso às informações sobre a situação educacional no município |
-
+
|
Ações realizadas em escolas próximas à residência / local de estudo |
-
+
|
Apoio para transporte |
-
+
|
Apoio para alimentação |
-
+
|
Apoio com o cuidado dos(as) filhos(as) durante os eventos e reuniões |
-
+
|
Envolvimento da escola onde estudo ou onde o(a) filho(a) estuda no processo de construção ou revisão do Plano de Educação |
-
+
|
Envolvimento do poder público local no processo de construção ou revisão do Plano de Educação |
-
+
|
Participação da população nos espaços destinados à construção do Plano de Educação |
-
+
|