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São Paulo – SP

Dados do IBGE
Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic/2011)
Tem plano? Não
Modalidades abrangidas
Instâncias de Gestão Democrática
Sistema Municipal de Ensino Próprio
Fundo Municipal de Educação Não
Conselho Municipal de Educação Sim
Conselho de Controle e Acompanhamento Social do FUNDEB Sim
Conselhos Escolares Sim
Conselho de Alimentação Escolar Sim
Conselho do Transporte Escolar Não
No município, há programa ou ações de educação em direitos humanos? Sim
Na rede municipal de ensino há programas e ações de:
Combate à discriminação Sim
Combate à violência Sim
Formação Continuada de professores na educação especial Sim
Na rede municipal de ensino existem escolas aptas a receber pessoas com deficiência? Sim

O(A) Gestor(a) da área de educação de seu município ainda não compartilhou informações sobre o processo de construção do Plano de Educação local.

Se você é gestor, colabore conosco nesta coleta de informações e preencha o formulário sobre a elaboração do Plano de Educação do seu Município.

Clique aqui para realizar seu cadastro. Se você já está cadastrado, acesse aqui o questionário.

É da sociedade civil e quer nos ajudar organize uma campanha em seu município para que a administração local participe desta iniciativa.

Confira também como a população e os(as) gestores(as) públicos podem se organizar em outras esferas para garantir a participação de todos(as) na construção dos planos de educação em Mobilização Popular e Processos Participativos

Faça download do questionário a ser preenchido pela administração pública e conheça quais são as perguntas desse diagnóstico que tem por objetivo entender como os municípios vêm se preparando para elaborar ou revisar seus Planos de Educação.

Clique nos botões para baixar o questionário:

 

Tem plano Não tem plano Em elaboração

O Portal De Olho nos Planos é também um espaço de troca de experiências e você tem lugar especial neste instrumento. Quer colaborar conosco neste levantamento sobre a construção e revisão dos planos de educação em sua cidade? Responda aqui o questionário e compartilhe sua opinião sobre este processo de mobilização em defesa de uma educação de qualidade.

Número de respondentes: 6
Plano de Educação
Participação no processo
Se houver plano de educação ou se estiver em elaboração
Como o Plano pode ajudar a melhorar a educação no município Pouco
Importante
Muito
Importante
Permite que boas iniciativas de uma gestão governamental perdurem entre diferentes mandatos
-
+
Colabora com a construção de parcerias e articulações entre as escolas de diferentes redes no município (municipal, estadual e federal)
-
+
Permite identificar os problemas a serem enfrentados, ao se realizar um estudo/diagnóstico sobre a situação educacional local
-
+
Permite o acompanhamento e fiscalização do cumprimento dos objetivos e metas presentes no Plano de Educação
-
+
Possibilita a participação das escolas (professores/as, funcionários/as, alunos/as e pais) na definição dos rumos da política educacional local
-
+
Principais aspectos que dificultam a participação da sociedade civil na construção e revisão do Plano de Educação no município Pouco
Importante
Muito
Importante
Grandes distâncias e dificuldade de locomoção no município
-
+
Falta de conhecimento sobre os Planos de Educação
-
+
Falta de tempo
-
+
Falta de interesse
-
+
Dificuldade de acesso à informação
-
+
Falta de divulgação dos eventos relacionados ao processo de construção do Plano
-
+
Falta de diálogo entre as escolas e as famílias
-
+
Falta de diálogo entre o poder público e a sociedade
-
+
Principais aspectos que facilitam a participação da sociedade civil na construção e revisão do Plano de Educação no município Pouco
Importante
Muito
Importante
Reuniões na escola e/ou outros espaços públicos existentes na comunidade para discutir o que é um Plano de Educação e por que é importante participar de sua construção
-
+
Ampla divulgação dos eventos realizados para a construção de Planos de Educação
-
+
Facilitação do acesso às informações sobre a situação educacional no município
-
+
Ações realizadas em escolas próximas à residência / local de estudo
-
+
Apoio para transporte
-
+
Apoio para alimentação
-
+
Apoio com o cuidado dos(as) filhos(as) durante os eventos e reuniões
-
+
Envolvimento da escola onde estudo ou onde o(a) filho(a) estuda no processo de construção ou revisão do Plano de Educação
-
+
Envolvimento do poder público local no processo de construção ou revisão do Plano de Educação
-
+
Participação da população nos espaços destinados à construção do Plano de Educação
-
+

Este pequeno cadastro foi criado para que possamos conhecê-lo(a) melhor e estimular o debate sobre a construção e revisão de Planos de Educação. Vamos refletir sobre este processo em seu município? Bom trabalho!

*campos obrigatórios


Qual sua relação com a educação?
Participa ou já participou de algum conselho

Seu município tem Plano de Educação?
Se sim ou em elaboração: você participa ou participou do processo de construção do Plano?

Segundo a sua opinião, em que medida um Plano de Educação pode ajudar a melhorar a educação em seu município?
Dê uma nota de 0 a 5 para cada uma das possibilidades apresentadas abaixo, sendo 5 quando o Plano tem grande capacidade de realizar o que está dito, e 0 quando o Plano não interfere no aspecto mencionado.

Escolha três aspectos que, na sua opinião, dificultam a participação da sociedade civil na construção e revisão do Plano de Educação em seu município:

Escolha três aspectos que, na sua opinião, possibilitariam maior participação da sociedade civil na construção e revisão do Plano de Educação em seu município:

Uma ideia sobre “São Paulo – SP

  1. Maria da Penha Silva Gomes

    Lamentável não termos um PME. Certamente, que impede muitas medidas para uma educação melhor.
    As duas últimas gestões oram bastante irresponsáveis também com relação ao PME, espero que após o Plano Diretor de Habitação, também possamos aprovar o de educação.

    Responder
    1. LUIS EDUARDO CAETANO

      É IMPOSSÍVEL QUE ESTEJAMOS NESTA SITUAÇÃO, SÃO PAULO TEM TUDO PARA SE ORGANIZAR, ACREDITO QUE A ESPECULAÇÃO PARTIDÁRIA, E O INTERESSE PARA SER ALGUMA COISA NO PODER OU SINDICAL NÃO ESTÁ DIRECIONADA COM A VIDA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES QUE REALMENTE SÃO COMPROMETIDOS. ESTAS INFORMAÇÕES CHEGAM DE FORMA FRAGMENTADAS, E MUITAS VEZES DISTORCIDAS, NORMALMENTE PELA ESQUERDA, QUE POSSUI REALMENTE INTERESSES DE BADERNA E MUITO POUCO DE CONSTRUIR ALGO.

      Responder

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