Gênero e educação

Apesar de não ter sido aprovado no Plano Nacional de Educação (PNE), após pressão de grupos conservadores, as temáticas relacionadas à igualdade de gênero podem estar presentes nos Planos Estaduais e Municipais de Educação como forma de aprimorar a qualidade da educação, superar as desigualdades e combater a exclusão escolar.

Mesmo que não tenha sido aprovado nos planos municipais e estaduais, o tema deve ser abordado em sala de aula sim, com base legal na Constituição Brasileira (1988), nas Diretrizes Nacionais de Educação e Diversidade, nas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio (art. 16), e na Lei Maria da Penha (2006), além de outros tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Para reforçar a importância da abordagem deste tema, a iniciativa De Olho nos Planos convidou a todos(as), ao longo de 2015, para que pudessem compartilhar e aderir à campanha: “Planos de Educação: Igualdade de gênero SIM! Discriminação NÃO!”

Diga NÃO AO RETROCESSO!
Diga NÃO AOS FUNDAMENTALISMOS!
Diga NÃO À EXCLUSÃO DA IGUALDADE de GÊNERO, RAÇA/ETNIA e ORIENTAÇÃO SEXUAL dos planos municipais e estaduais de educação.

Por um Brasil laico, democrático, com justiça social e sem discriminação.
Pelo direito humano à educação de qualidade para todas e todos!

Confira abaixo alguns de nossos materiais:

 

Materiais de divulgação

                                 Banner                                                                         Botton                                                                     Camiseta

PME_Gênero_Imagem Banner PME_Gênero_Imagem Botton PME_Gênero_Imagem Camiseta

Material de apoio

Folheto “Pelo direito à Igualdade de Gênero na Escola”

Voltado para as escolas públicas e comunidades escolares, o folheto Pelo direito à Igualdade de Gênero na Escola traz informações sobre a importância de abordar as questões de gênero nas escolas, quais as leis que garantem o direito a esse debate e o que fazer caso a instituição, os(as) docentes ou a gestão pública esteja sendo ameaçada ou notificada extrajudicialmente.

O folheto é uma iniciativa da Ação Educativa, Geledés (Instituto da Mulher Negra), Ecos (Comunicação em Sexualidade) e Cladem (Comitê Latino-americano e do Caribe dos Direitos da Mulher), com apoio político da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e apoio financeiro de um edital público da Secretaria de Políticas para as Mulheres.  Clique aqui e baixe o folder gratuitamente

Fontes de consulta

Educ. Diversidade e Desigualdade

Rede De Olho: Educação, Diversidade e Desigualdade

A comunidade Educação, Diversidade e Desigualdade foi criada para potencializar a conversa sobre as condições necessárias para que os vários segmentos da sociedade estivessem representados em todo o processo de construção, revisão e monitoramento do Plano de Educação. Confira aqui as discussões que ocorreram na comunidade “Educação, Diversidade e Desigualdade”

 

 

Gênero e Educação

O projeto Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais tem por objeto fortalecer a agenda da igualdade de gênero nas políticas educacionais. No portal, é possível encontrar os marcos legais referentes a essa temática, explorar um banco de experiências, acessar materiais de apoio, vídeos, livros e textos. Acesse o site aqui

 

Material jornalístico

 PFDC declara inconstitucional o modelo de notificação extrajudicial que proíbe discussão de gênero nas escolas Clique aqui
 Vídeos: Por que é importante discutir gênero na escola? Clique aqui
 Novo livro “Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais” é lançado em São Paulo Clique aqui
Unesco defende a importância do ensino de gênero e sexualidade nas escolas Clique aqui
Novo folder orienta escolas sobre como lidar com as proibições aos debates de gênero, raça e sexualidade Clique aqui
“Planos municipais e estaduais não podem proibir as questões de gênero, porque contrariam as Diretrizes Nacionais da Educação” Clique aqui
Vídeo: Combate à desigualdade de gênero se aprende na escola Clique aqui
Maioria dos Planos Estaduais de Educação aprovados incluem referência à igualdade de gênero Clique aqui
Coletivo se mobiliza para que igualdade de gênero seja incluída em Plano de Educação de Uruguaiana (RS) Clique aqui
Conselho Nacional de Educação orienta municípios a revisarem Planos que não abordem questões de gênero Clique aqui
“Igualdade de gênero nos Planos pretende diminuir desigualdades” Clique aqui
O que fazer se a igualdade de gênero não tiver sido aprovada no Plano de Educação? Clique aqui
“Planos Municipais de Educação podem abordar questões relacionadas à igualdade de gênero” Clique aqui
Nota pública em defesa da igualdade de gênero nos Planos Clique aqui
Constituição é base para que Planos de Educação atuem contra discriminação de etnia e de gênero, afirma ministro Clique aqui
Pastora defende a abordagem de questões de gênero nos Planos de Educação Clique aqui
Plano Nacional de Educação sofre pressão de grupos religiosos e pode deixar de promover igualdade de gênero Clique aqui

Vídeos

Para reforçar a importância da abordagem deste tema, a iniciativa De Olho nos Planos coletou depoimentos de diferentes pessoas que aderiram à campanha “Planos de Educação: Igualdade de gênero SIM! Discriminação NÃO!”.

Veja todos os vídeos no canal do De Olho no Youtube.

7 ideias sobre “Gênero e educação

  1. Josiane

    Maravilha este site, vou explorar o máximo que posso. Estou pesquisando (pesquisa no início) educação não sexista e formação de professores.

    Responder
  2. Guilherme Castanheira

    Aos mais apavorados com os próprios demônios do que conscientes das medidas legais que essa campanha levanta, não se trata de “ninguém saber mais quem é quem”, mas apenas – e tão difícil conquista – de se respeitar as diferenças de gênero, raça e orientação sexual. Para isso, basta sempre se lembrar de que, diante de nós, há outro humano, tão carente de ascensão profissional e dignidade em educação quanto qualquer outro. É só isso. Mas o problema é que o preconceito não nos deixa entender o sentido de “respeito”.

    Responder
  3. Sandra

    Parabéns ao site!
    Encontrei o que precisava para esclarecer as dúvidas e principalmente as distorções e mentiras tão propagadas nas redes!
    ;))))

    Responder
  4. Neide porfirio

    Infelizmente, existe muita desinformação a respeito dessa discussão e da inclusão desse tema, tão importante é necessário, dentro da escola. O objetivo do debate não é, de forma alguma, incentivar a homossexualidade, ou outros afins, mas trazer a luz a realidade, esclarecendo que somos uma pluralidade, somos diferentes, mas que isso, não implica em melhores ou piores. Somos todos iguais perante a lei ( nossa Constituição), portanto devemos sim, temos a obrigação de ensinar o respeito a diversidade, só assim combateremos o preconceito, a discriminação, o sexismo, a violência.
    Abraços!!

    Responder
  5. Marcos

    Por favor, não aparelhem uma iniciativa tão boa quanto este site à suas ideologias. Se você é a favor da igualdade de gênero, ensino isso para seus filhos ou matricule ele em alguma escola que ensine desta forma. Agora, querer universalizar essa sua opinião e ensinar à todas as crianças, mesmo contra a vontade dos pais, é um desrespeito à pluralidade de opiniões de toda a população, apenas respeite quem tem opinião contrária. Dizer “SIM!”, com estas colocações do autor do texto só reforça a postura ditatorial de quem defende esta ideia.

    Passar bem.

    Responder
  6. Fabio

    Minha opinião sobre o plano de igualdade de gênero: Será realmente que os responsáveis por esta terrível proposta está pensando no amanhã?
    o que será de nossa sociedade se ninguém saber mais quem é quem, imagina isso na cabeça das crianças, é um desrespeito ao cidadão de família, que sabe antes de tudo que família é pai e mãe e sua prole, é uma vergonha o que estão querendo inserir no mundo infantil, é coisa de irresponsável e desrespeito á família!!!
    Diga não! á igualdade de gênero!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.