Este texto apresenta a evolução da reflexão acadêmica e ressalta a relevância dos estudos sobre implementação das políticas educacionais.
Este artigo problematiza a qualidade da educação a partir da progressiva municipalização do ensino fundamental, da educação infantil e de jovens e adultos.
Partindo do significado das expressões sistema de educação e sistema de ensino, este artigo explicita o tratamento dado pela Constituição e pela LDB ao problema dos sistemas municipais de ensino.
O documento Construindo o Plano de Educação de São Paulo traz a sistematização das propostas apresentadas na Conferência de Educação da Cidade de São Paulo, em 2010.
O objetivo desse trabalho foi analisar a atuação da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e as políticas de atendimento infanto-juvenil no contexto brasileiro de desestabilização estatal.
O artigo busca definir bases teóricas, epistemológicas e metodológicas que permitam cruzar indicadores estruturais com dimensões da subjetividade, e os fatores sociais com a interpretação e ação das crianças, enquanto atores sociais concretos.
Este estudo examina a concepção de adolescência presente no discurso dos jovens, bem como de que maneira eles entendem a passagem para a chamada idade adulta.
O artigo discute duas abordagens sobre a infância: a primeira passa pela diversidade; e a outra, defendida pelo autor, prioriza a categoria geracional nos estudos sobre a infância.