Uso dos Indiques na Construção dos Planos


Crianças

O levantamento das propostas para a garantia de uma educação de qualidade para todas e todos os cidadãos de um determinado território, de uma determinada região, é um dos momentos essenciais para a construção dos Planos de Educação. No entanto, ocorre que muitas vezes, além de complexo, não se dispõe de informações suficientes para formular propostas para uma determinada situação. Como transformar a percepção dos problemas em propostas para compor o plano de educação e serem implementadas ao longo de uma década?

Um dos grandes desafios a ser enfrentados neste processo é a participação das comunidades escolares. Apesar de fundamentais na concretização de qualquer política, ação ou programa na área da educação, muitas vezes acabamos por não considerar o que pensam, discutem e propõem acerca da escola e da educação, seus maiores interessados: os professores, funcionários das escolas, coordenadores e direção escolar, estudantes e pais, mães e responsáveis pelos estudantes. Mas como envolvê-los neste processo? Como garantir que suas falas e propostas sejam ouvidas e transformadas em metas a comporem o Plano de Educação? Pensando neste desafio, indicamos uma metodologia participativa para envolver as comunidades escolares no processo de elaboração dos planos de educação: o Guia “O uso da coleção Indicadores na construção participativa de Planos de Educação”.

Faça o download desta publicação: Guia “O uso da coleção Indicadores na construção participativa de Planos de Educação”.

Neste guia você encontrará orientações para o uso da coleção Indicadores no processo de diagnóstico, levantamento de propostas provenientes das comunidades escolares e seu uso posterior na avaliação e monitoramento da implementação das metas dos Planos de Educação.

Coleção Indicadores:

Os Indicadores da Qualidade na Educação constituem uma proposta metodológica de autoavaliação participativa capaz de mobilizar e envolver os diferentes atores da escola – estudantes, professores/as, gestores/as, familiares, funcionários/as, representantes de organizações locais etc – em discussões sobre a qualidade da educação escolar. A metodologia foi desenvolvida por um conjunto amplo de instituições parceiras e envolveu o esforço de especialistas, profissionais de educação, gestores e ativistas da sociedade civil comprometidos com a garantia do direito humano à educação no Brasil. Se você quiser saber mais sobre esta proposta, acesse aqui o Blog dos Indiques!