Novo livro “Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais” é lançado em São Paulo

O evento acontece neste sábado (dia 03) e integra a Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE)

 

genero_educacao_lancamento

Entre 2014 e 2016, foi desenvolvido o projeto Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais pela Ação Educativa, em parceria com as organizações Geledés, ECOS, Cladem e Fundação Carlos Chagas. O projeto foi organizado em cinco eixos de ação: pesquisa e levantamentos, formação, articulação, comunicação e incidência política.

Os resultados de todo esse processo e dessas ações, realizadas por meio de um edital público da Secretaria de Políticas de Mulheres da Presidência da República, estão presentes nos artigos do novo livro “Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais”, que é lançado neste sábado (dia 03) em São Paulo. Clique aqui para acessar o livro na íntegra.

O evento acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, localizada na Vila Gomes, região oeste da cidade, e integra a Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE – Sudeste), que ocorre nos dias 3 e 4 de dezembro de 2016 na escola. A EMEF Amorim Lima é conhecida por ter um projeto inspirado na Escola da Ponte, de Portugal, fugindo da organização tradicional escolar de classes e estrutura, buscando dar espaço para a autonomia e participação dos(as) alunos(as). Em outubro deste ano, ela foi questionada formalmente por um vereador de São Paulo por desenvolver uma semana dedicada às discussões sobre a Igualdade de Gênero na Escola.

Estarão presentes as autoras Cláudia Vianna, Denise Carreira, Ingrid Leão, Sandra Unbehaum, Suelaine Carneiro e Sylvia Cavasin. Na apresentação da obra, elas explicam que “considerando todos os desafios colocados neste momento político, mais do que nunca, as organizações coeditoras desta publicação ressaltam a necessidade estratégica de aproveitar o momento conflitivo e polêmico de disputa de projeto de sociedade que o país atravessa para ampliar e pluralizar a roda de debates e fortalecer as alianças políticas em prol da igualdade de gênero nas políticas educacionais, traduzindo seus impactos no cotidiano das escolas e da vida em sociedade. É fundamental construir e atravessar ‘pontes’ além de somar forças com todas e todos aqueles comprometidos com democracia, justiça social e direitos humanos no país”.

Na ocasião, haverá a apresentação cultural de Débora Garcia (Sarau das Pretas) e Kiara Terra, a distribuição do folheto educativo Pelo Direito à Igualdade de Gênero na Escola: juntas e juntos somos mais fortes e a divulgação e venda do livro A ideologia do movimento Escola Sem Partido – 20 autores desmontam o discurso, organizado e publicado pela Ação Educativa.

Para saber mais sobre o projeto, acesse generoeeducação.org.br

genero_educacao_lancamento

 

Lançamento do livro “Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais”
Data: 03 de dezembro de 2016 (sábado), das 17h às 19h
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima (R. Prof. Vicente Peixoto, 160 – Vila Gomes, Butantã – São Paulo/SP).
Haverá transmissão ao vivo pelo link www.acaoeducativa.org/aovivo

*Com informações de Ação Educativa 

 

Saiba mais

Debate marca o lançamento de livro sobre a ideologia do movimento Escola sem Partido
Novo folder orienta as escolas sobre como lidar com as proibições aos debates de gênero, raça e sexualidade
Unesco defende a importância do ensino de gênero e sexualidade nas escolas
– “Planos municipais e estaduais não podem proibir as questões de gênero, porque contrariam as diretrizes nacionais da educação”
Maioria dos planos estaduais de educação aprovados incluem referência à igualdade de gênero

 

Uma ideia sobre “Novo livro “Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais” é lançado em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.