Reconhecimento Público – Categorias

As inscrições no Reconhecimento Público De Olho nos Planos já se encerraram. Agradecemos o envio de experiências e de propostas participativas. A iniciativa acredita que a participação tanto na construção quanto no monitoramento e avaliação faz com que os Planos de Educação sejam um avanço na garantia de direitos!

Em breve divulgaremos mais informações sobre as atividades do Reconhecimento. Entre elas, o 2º curso online “A Prática em curso: sistematização, monitoramento e avaliação dos Planos de Educação”.

Clique na imagem abaixo e acesse mais informações sobre o Reconhecimento Público:

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34 ideias sobre “Reconhecimento Público – Categorias

  1. Simone do Socorro Freitas

    Olá. Gostaria de ser informada sobre as discussões dos planos de educação, bem como das datas das novos cursos .

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    1. Administrador Autor do post

      Olá Érica, tudo bem?
      Agradecemos sua mensagem. Você pode acessar nosso portal para saber das novas informações e cursos, além de acompanhar nossas redes sociais.

      Para acessar o facebook da iniciativa De Olho nos Planos, basta acessar o link: https://www.facebook.com/DeOlhoNosPlanos

      Atenciosamente,
      Equipe De Olho nos Planos

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  2. Ednei Félix da Silva

    Penso que agora estamos buscando estabelecer mecanismos de participação eficazes. A iniciativa e extremamente relevante, pois a troca de experiências além de se constituir como algo real “experienciado”, estimula para a criação de novas ideias e ações, que por ventura estavam desacreditadas e adormecidas por muitos de nós.
    Estudar, pesquisar, interagir, refletir, planejar, foram situações que fizeram parte do meu tempo de trabalho durante a elaboração do plano, Posso dizer que conheço a educação de fato agora, como funciona e qual seu propósito. Sai de uma visão restrita de sala de aula para uma visão ampla, digo, ‘complexa” da educação hoje. “É preciso formar ÁGUIAS, para enxergarmos além do horizonte.”

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  3. ROSÂNGELA TAVARES DANTAS DE SOUZA [ALPRADIMEPB14.1]

    Foi um momento ímpar, o da elaboração dos planos. Primeira vez em que os municípios tiveram a oportunidade de elaborar os seus planos com o apoio e a participação da sociedade civil. Tudo lindo e maravilhoso! O próximo passo: monitoramento e execução. Agora é a hora em que com todo entusiasmo e aguardando este momento tão esperado nos deparamos com uma situação em que vemos castradas as possibilidades de tirarmos este documento do papel e transformamos em realidade. O maior desafio: Como colocar este plano em prática neste momento tão delicado pelo qual passa o país?

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  4. Oscar Cardoso De Paula

    Eu trabalhei e estudei dia e noite e diversas madrugadas para começar a criar e a desenvolver um projeto socioeducacional buscando a formação de um grupo de estudo, trabalho e ação, subdividido em funções de leitura, coordenação e transformação, envolvendo a participação dos estudantes, professores, servidores e direção da Instituição de Ensino, pais, responsáveis, membros e representados dos Movimentos Sociais local na leitura e transformação das relações sociais e condições de existência desenvolvidas com e entre esses sujeitos, as Instituições e Comunidade. Só encontrei muito obstáculo, desafio, dor de cabeça e incomodação. Mas, não desisti, principalmente porque lembro do trabalho dos meus professores. Constantemente vejo o projeto despertando o interesse, sem ser aprovado, mas rejeitado, copiado, reproduzido e garantido a posição de muita gente. Fico muito contente com o seu resultado. Quando penso em algumas frases dos estudantes, como “… é verdade. Quando a cidade muda a vida da gente também, muda”; “eu nunca havia tirado um 10 na minha minha vida …” ; “essa aula é muito diferente”; “professor eu também faço parte de um Movimento Social”. Eu também, gosto da frase que diz “conhecimento é que nem esterco, se não espalhar não presta”. Mas, devo deixar claro que, professor precisa de dinheiro para se manter e tocar os seus projetos para frente. Eu aprendi a fazer projetos e a desenvolver aulas voltadas para a autonomia dos estudantes, para colaboração, troca de experiência, enfrentamento e resolução de problemas, situações e condições para o desenvolvimento da prática, da fala, de narrativas e depoimentos e saber escutar para construir novas falas. Mas, muito pelo contrário, fora da educação pública, essa prática não é aceita, mas reprovável. Hoje pretendo, desenvolver o projeto para o ambiente virtual. Sem muita escolha, terei que pagar um novo curso. Não vou desistir. Também sou professor!

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  5. Raimundo do Nascimento B. L.

    Estou em dúvida sobre qual categoria escolher. Faço parte da equipe que elaborou o PME do meu município. E estou indicado para acompanhar a realização do mesmo.

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    1. Administrador Autor do post

      Olá Raimundo, tudo bem?

      O Reconhecimento Público possui as duas categorias:
      – Experiências participativas na elaboração e revisão do Plano de Educação;
      – Propostas de monitoramento participativo do Plano de Educação.

      Desta forma, você pode escrever uma experiência coletiva de carater participativo da qual tenha participado na construção ou revisão do Plano de Educação de sua cidade ou estado. Além disso, você também pode escolher a segunda opção e formular uma proposta de monitoramento participativo do Plano de Educação a ser desenvolvida por um grupo do qual faça parte. Lembrando que as inscrições podem ser feitas por escolas, conselhos, fóruns, gestões educacionais, organizações e movimentos da sociedade civil.

      É importante destacar que as experiências, ideias e propostas a serem inscritas podem utilizar diferentes estratégias e linguagens (escrita, audiovisual, crônicas, poesias, contos, música, teatro, dança, fotografia, artes plásticas, entre outras) para promover a gestão democrática e a participação popular em escolas, comunidades, gestões educacionais, envolvendo crianças, adolescentes, jovens, adultos, famílias, movimentos sociais, dentre outros setores da sociedade.

      A ideia é que todos nós sejamos provocados a pensar a participação na construção de nossas políticas públicas e, neste caso, na construção e na efetivação dos Planos de Educação.

      Para quaisquer dúvidas é só entrar em contato!

      Atenciosamente,
      Equipe De Olho nos Planos

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  6. Sidnei aparecido Soares

    Acredito que essa construção de transparência e dialogo de sobre os planos contribuirá para uma leitura e entendimento de como as Cidades e Estados estão desenvolvendo soluções sobre o conjunto dos Planos.

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  7. Dilma Figueredo de Andrae

    Parabenizo por essa atitude cidadã, pois todos nós somos responsáveis pela execução desse Plano de Educação. Vigiar é preciso…

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  8. MAGNA MARGARIDA DE BRITO

    Acompanhar o cumprimento das metas e estratégias dos planos de educação, como também monitorar a execução é extremamente importante, haja visto que, tudo que se é planejado é preciso ser executado, e consequentemente avaliado para que se alcance o proposto.

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  9. Maria da penha Cardoso

    Os Planos Municipais de Educação têm que sair do papel e ganhar vida no município, se não for assim, será mais um cumprimento de exigência, mais uma tarefa executada sem o monitoramento sem avaliação. Parabenizo a organização de Olho nos Planos por essa iniciativa

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  10. Maria do Carmo Mourão Lôbo Sampaioi

    Acredito que essa ferramenta irá nos ajudar a agregar mais conhecimentos.Iremos monitorar,divulgar,entender os planos,trocar conhecimentos e atingirmos nossos objetivos.

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  11. Epifânia Rodrigues dos Santos

    Avaliar os planos de educação é a melhor forma de dá visibilidade a política de educação tornando-a cada vez mais participativa.

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  12. maama

    É de fundamental importância que saibamos o que realmente Significa o Plano de Educação . Sabemos que os Desafios são Grandes, mas, o mesmo, dará um Norte para a melhoria do nosso Município.

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    1. Roseli Sanches Florencio

      Num país que tem como forma de governo a democracia, entendo que é de suma importância sabermos como exercer o poder de cidadania, ou seja, temos como tal entender que dentro dos direitos e deveres contidos em nossa constituição, existe a nossa contrapartida que é exercer o controle social dentro das propostas e planos de governo. E, nesse sentido, acredito que esse curso vem de encontro as minhas expectativas em aprofundar os conhecimentos pertinentes a participação e acompanhamento dos planos de educação discutidos atualmente.

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  13. Eliene Alves da Silva Azevedo

    É de suma importância realizar estudos sobre o cumprimento das metas e estratégias dos planos de educação, neste contexto este curso vai nos proporcionar subsídios para melhor entender os planos e fortalecer a qualidade da educação.

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  14. Silvia Cristina Costa

    Tenho certeza que essa ferramenta vai nos ajudar bastante. Vamos poder monitorar , divulgar e acertar na Educação do nosso município.

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  15. Maria de Jesus Araújo Ribeiro

    Curso da maior importância para militantes de movimentos sociais e de representantes de Fóruns de Educação.
    Estou muito contente de participar desse momento de aprendizagem e de reflexão.

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  16. Claudiane Damasceno Francelino

    Considero um instrumento norteador para melhorar a concepção de ensino e aprendizagem dos nossos alunos e a da nossas escolas.

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  17. Maria Cristina Sandim Conrad

    Todo o instrumento e ferramenta que venha a contribuir para trocas de conhecimento é de suma importância para a educação com um padrão de qualidade que almejamos alcançar.

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  18. Wilson João Marcionilio Alves

    Penso que o trabalho proposto é de fundamental importância para a materialização da Educação em Tempo Integral no Brasil, especialmente no que toca as experiências dos anos finais do ensino fundamental. Sou Diretor do Colégio Estadual Manoel Ribas – Educação em Tempo Integral na cidade de Curitiba-PR, somos a primeira escola da Rede Estadual a ofertar essa modalidade de ensino, nos anos finais do EF e, após quatro anos de experiência podemos perceber bons resultados e muitas dificuldades. Conto com a plataforma para melhorar a concepção de ensino e aprendizagem dos nossos alunos que são os que mais precisam.

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  19. JOSENILDO NUNES DOS SANTOS

    Observo, ser este, um instrumento e uma oportunidade para adquirir conhecimentos e informações indispensáveis, para facilitar a compreensão do que seja cuidar dos interesses e das estratégias necessárias para a elaboração de políticas públicas a exemplo da elaboração de um PME, que possa ser a cara e a identidade da comunidade escolar no qual fará parte e regerá o município em termos educacionais. Será sem dúvidas uma plataforma que dará respaldo para a constituição do PME.

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  20. ROSÂNGELA TAVARES DANTAS DE SOUZA [ALPRADIMEPB14.1]

    Espera-se que a plataforma ofereça subsídios para o monitoramento dos Planos. Afinal, não foram feitos para serem engavetados. E por se tratar de um projeto novo, sem dúvidas os municípios precisarão de boas reflexões para que estes saiam do papel de maneira interessante e sejam colocados em prática de forma que as metas e estratégias sejam cumpridas. Sabemos que as dificuldades e desafios são muitos, mas temos que lutar para atingirmos os nossos objetivos.

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  21. IRENE RODRIGUES DE MOURA NASCIMENTO

    Reconheço de público que essa ferramenta tem somado e dado as condições necessárias para os gestores inclusive no realinhamento dos planos municipais de educação. Foi uma plataforma que deu os subsídios necessários nas pautas e orientações do PME.

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  22. IRENE RODRIGUES DE MOURA NASCIMENTO

    Essa matéria é de fundamental importância para os gestores municipais bem como para todos os educadores de todos os níveis de ensino e gestão

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