Vídeo: Monitoramento do Plano de Educação de Santo André (2015 – 2025)

Durante todo o ano de 2016, a prefeitura de Santo André, no grande ABC paulista, desenvolveu um conjunto de ações destinado a organizar o processo de monitoramento participativo do Plano de Educação da cidade, que foi aprovado em julho de 2015 e deve valer pelos próximos 10 anos.

Para realizá-las, a Secretaria Municipal de Educação contou com a parceria da ONG Ação Educativa, que contribuiu com encontros de formação e articulação junto aos profissionais do município e na construção de estratégias de comunicação e de fortalecimento institucional em quatro eixos de trabalho:

  1. Comitê de Articulação Interfederativo
  2. Formação em Educação e Relações Raciais
  3. Formação de Conselhos escolares
  4. Formação de Conselhos mirins

Um vídeo sobre todo esse processo foi produzido para contar um pouco mais sobre as etapas, as atividades, os resultados, os materiais produzidos e os(as) participantes envolvidos(as) em cada um desses eixos. Entre os materiais utilizados para apoiar as formações, estão a coleção De Olho nos Planos e a Coleção Educação e Relações Raciais.

O vídeo também traz relatos de participantes e formadores(as), que mostram a importância de tratar cada um dos temas para avançar na melhoria da qualidade da Educação no município e de envolver toda a comunidade no monitoramento participativo do plano de educação. Como diz Agda Malheiro Ferraz de Carvalho, assistente pedagógica na creche Bete Lobo, no final do vídeo, “se a gente não põe a mão na massa, se a gente não se aprofunda, o Plano Municipal de Educação ou o PNE fica um documento de gaveta. E ele não pode ser assim, ele tem que ser vivo, porque a gente participou da construção dele, nossas opiniões estão lá, e a gente traçou uma meta do que a gente quer alcançar. Se a gente ao longo desses 10 anos não põe a mão na massa, não entra em contato com esse material, e não estuda, a gente vai deixar o Plano na gaveta”.

Veja o vídeo completo abaixo:

 

Saiba mais

Santo André realiza atividades com foco no combate ao racismo na escola
Grande ABC elabora Plano Regional de Educação
10 municípios e um estado são reconhecidos publicamente pela iniciativa De Olho nos Planos
Conheça a importância do monitoramento participativo dos planos de educação – e como concretizá-lo
Santo André distribui materiais sobre o Plano Municipal de Educação 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.