Seminário reúne coletivos e movimentos para discutir diretrizes nacionais de educação, gênero e sexualidade

O evento acontece nos dias 2 e 3 de maio, em São Paulo, e será transmitido ao vivo pela internet

seminario genero e educacao acao educativa

Que estratégias podem contribuir para fortalecer o lugar da agenda de gênero nas políticas educacionais? Por que é importante falar sobre o tema? Como a discussão de gênero se relaciona com as de sexualidade e raça? Essas são algumas das questões que serão tratadas no Seminário Nacional Gênero nas Políticas Educacionais: ameaças, desafios e ação política, que acontece entre os dias 2 e 3 de maio, em São Paulo.

Profissionais da educação e representantes de movimentos e organizações que lidam com o tema estarão presentes – entre eles Suelaine Carneiro (Geledés), Sylvia Cavasin (ECOS), Toni Reis (ABGLT), Rogério Junqueira (INEP), Ingrid Leão (CLADEM), Denise Carreira (Ação Educativa) e Leonardo Peçanha (Instituto Brasileiro de Transmasculinidade). A proposta é contribuir com a construção de Diretrizes Nacionais de Educação, Gênero e Sexualidade.

“O seminário se apresenta como um compromisso de organizações, movimentos, profissionais da educação e pesquisadores em defender o direito humano à educação, comprometido em tratar as questões de gênero, raça e sexualidade. Elas implicam em garantir a igualdade, o respeito, a valorização das diferenças e, antes de mais nada, os preceitos constitucionais que estão assegurados nas legislações nacionais e internacionais dos quais o Brasil é signatário”, diz Suelaine Carneiro, coordenadora do programa de Educação do Geledés.

Durante o evento também será apresentada uma nota técnica da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, sobre o direito de ensinar e discutir o gênero na educação nas escolas, e os textos produzidos pelo projeto Gênero e Educação*, que incluem um balanço da produção acadêmica da última década sobre o tema, um mapeamento do lugar de gênero na gestão educativa e um banco de experiências educativas sobre gênero, raça e sexualidade.

Alguns desses materiais já estão disponíveis para consulta no  site do projeto Gênero e Educação, que contém um rico conteúdo sobre respeito a direitos humanos, gênero, sexualidade e raça. “O site tem um caráter formativo. Esperamos que ele seja um espaço de pesquisa e troca de informações sobre o que está sendo desenvolvido em termos de proposta pedagógica nas escolas sobre o tema – tanto de experiências da sociedade civil quanto de órgãos públicos, para que possam ser replicadas por demais professores e professoras”, explica Suelaine.

Leis e marcos nacionais e internacionais que tratam do direito à educação e outros materiais de apoio, como lista de vídeos, planos de aula, modelos de oficinas para ser trabalhados com os alunos, biblioteca de textos acadêmicos e informes, também podem ser encontrados no site.

As inscrições para o seminário são feitas pelo link bit.ly/SeminarioGeneroEducacao. As vagas são limitadas, por isso vale fazer inscrição o quanto antes. Haverá transmissão ao vivo, através do site www.acaoeducativa.org/aovivo.

Atualização 28/04: as vagas estão esgotadas. Quem não puder comparecer pode acompanhar o seminário pela internet, já que o evento será transmitido ao vivo, através do link www.acaoeducativa.org/aovivo.

*Projeto Gênero e Educação

O evento é uma realização da Ação Educativa, Geledés (Instituto da Mulher Negra), Ecos – Comunicação em Sexualidade e Cladem (Comitê Latino-americano e do Caribe dos Direitos da Mulher), com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e ONU Mulheres.  Ele faz parte do projeto Gênero e Educação, que tem como objetivo geral contribuir para o fortalecimento da agenda da igualdade de gênero nas políticas educacionais, como desafio fundamental para a superação de desigualdades educacionais e garantia do direito humano à educação de todas e todos.

Seminário Nacional Gênero nas Políticas Educacionais: ameaças, desafios e ação política
Quando: dias 2 e 3 de maio
Onde: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo)
Inscrições: através do link bit.ly/SeminarioGeneroEducacao
Mais informações: vagner.pereira@acaoeducativa.org.br ou (11) 3151-2333, ramal 103.

programacao do seminario genero e educacao

2 ideias sobre “Seminário reúne coletivos e movimentos para discutir diretrizes nacionais de educação, gênero e sexualidade

  1. Sonia Ribeiro

    Participei no primeiro dia do seminário e foi ótimo, a banca estava super representada, adorei principalmente quando trouxeram o valor que temos que dar para o EJA, e achei bem clara as falas da Professora e Doutora Luma, parabens, pena que não posso ir o segundo dia.

    Responder
  2. Walfrido Menzes

    Excelente iniciativa, diante da calamidade que a democracia brasileira, está passando com tantos retrocessos na área da sexualidade, gênero.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.