Como turmas de licenciatura estão utilizando o jogo De Olho na Escola para debater qualidade na educação

Estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar o uso do jogo De Olho na Escola e debater propostas de melhoria da educação. Baixe o jogo gratuitamente.

Foto mostra dois estudantes jogando o jogo De Olho na Escola em aula de licenciatura da Universidade Federal do Alagoas ministrada pela professora Elisângela Mercado
Estudantes de licenciatura em vivência com o jogo De Olho na Escola. Divulgação/ Elisângela Mercado

Nas turmas de licenciatura de Universidade Federal de Alagoas, a ludicidade foi um componente importante para ensinar e aprender sobre qualidade na educação. Por iniciativa da professora Elisângela Mercado, as/os estudantes de pedagogia, geografia, dança e história sistematizaram, brincando, os conhecimentos construídos ao longo do semestre.

Como estratégia didática da disciplina Projeto Pedagógico, Organização e Gestão do Trabalho Escolar, o jogo De Olho na Escola foi utilizado para fomentar a discussão sobre qualidade na educação, os desafios enfrentados no dia-a-dia das escolas e as soluções e encaminhamentos possíveis para cada um.

“O jogo permitiu que os estudantes se debruçassem sobre situações cotidianas, discutindo como a gestão escolar deve agir e considerando o planejamento da escola e sala de aula, bem como as formas de organização do trabalho institucional para atender a diversidade num contexto de equidade e inclusão”, conta a professora.

O De Olho na Escola é um jogo de cartas que estimula o debate com crianças e adolescentes sobre a escola que temos, a escola que queremos e como podemos juntos(as) atuar pela melhoria da sua qualidade. Seja nas escolas de Educação Básica, nas universidades ou nas conferências de educação, o jogo De Olho na Escola pode ser um bom ponto de partida para estimular a discussão sobre política educacional.

“Além de proporcionar grandes debates, [o jogo] estimula a criatividade e a reflexão, dando aos alunos uma visão real, de forma lúdica, da realidade vivenciada nas escolas“, conta a professora.

+ BAIXE GRATUITAMENTE O JOGO DE OLHO NA ESCOLA

Avaliado por Elisângela como uma “ferramenta potente e interessante de discussão da realidade”, o jogo pode ser usado por educadores(as), estudantes, integrantes de conselhos escolares, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para conversar sobre a construção de diagnósticos educacionais, o levantamento de propostas para as escolas e/ou secretarias e o monitoramento participativo dos planos de educação.

+ CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS SOBRE MONITORAMENTO PARTICIPATIVO

Em 2017, a equipe da Ação Educativa utilizou o jogo De Olho na Escola nas etapas Regional e Municipal da Conferência de Educação de São Paulo para estimular o debate junto às crianças e adolescentes sobre qualidade na educação e prepará-las para as discussões dos Eixos da Conferência Nacional de Educação (CONAE), todos eles vinculados ao monitoramento do Plano Nacional de Educação. Após os debates as crianças e adolescentes eleitas/os delegadas/os apresentaram suas propostas em Plenária.

+ FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO DO JOGO AQUI

Foto mostra apresentação dsa crianças e adolescentes na etapa municipal da CONAE São Paulo em 2017, preparativo para etapa nacional em 2018
Divulgação/ Stephanie Kim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.