De Olho nos Planos participa do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Evento acontece entre 8 e 11 de agosto, em Fortaleza, e deve reunir 1,2 mil pessoas para discutir os desafios na implementação do PNE

 

Com o tema “Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um”, o 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação acontece entre os dias 8 e 11 de agosto em Fortaleza, e deve reunir 1,2 mil participantes, entre dirigentes municipais de educação e educadores(as) de todo o país.

A proposta do Fórum é pautar os três anos do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014) e os principais desafios para a implementação e para o cumprimento de suas metas e estratégias; as políticas e os programas do governo federal; a importância das ações intersetoriais para a promoção do direito de aprender; os desafios relacionados à oferta da educação como direito; o pacto federativo e os entraves legais que os municípios enfrentam ao longo das gestões.

Assim, o evento terá quatro dias de atividades, divididas entre conferências, palestras, mesas-redondas, salas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental. Nas salas temáticas, serão debatidos seis temas: implementação, monitoramento, avaliação dos Planos Municipais de Educação (PME) e gestão democrática; gestão pedagógica; gestão de pessoas; gestão administrativa e gestão estrutura e documentação; gestão do transporte escolar e gestão da alimentação escolar; e gestão orçamentária e financeira.

+ ACESSE OS MATERIAIS DO DE OLHO NOS PLANOS PARA O MONITORAMENTO PARTICIPATIVO 

A Iniciativa De Olho nos Planos estará presente nas cinco salas temáticas para tratar do tema “Implementação, monitoramento, avaliação do PME e Gestão Democrática”, junto com representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/ MEC) e Fórum Nacional de Educação (FNE). Todos(as) os(as) participantes estão automaticamente inscritos nesse debate.

Na ocasião, a Iniciativa De Olho nos Planos também lançará nova campanha e disponibilizará, no espaço dos estandes de parceiros institucionais da Undime, seus materiais – como o folheto do Monitoramento Participativo e o jogo De Olho na Escola – e informações sobre a Iniciativa e suas campanhas.

 

16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
Data: 8 a 11 de agosto de 2017
Local: Fortaleza/ CE
Público-alvo: destinado exclusivamente aos gestores de municípios adimplentes com as seccionais da Undime (anuidade referente ao exercício de 2016 ou 2017)
Taxa de inscrição:
 R$ 600,00, através do site https://undime.org.br/inscricoes
Saiba mais sobre a programação e o evento na página do Fórum: http://16forum.undime.org.br/

 

*Com informações da Undime

 

Saiba mais

Em seu 3º ano de vigência, nenhuma das 8 metas do PNE com prazos intermediários foram integralmente cumpridas
Passo a passo: como planejar as conferências municipais de educação
17 países pressionam o Brasil sobre a implementação do Plano Nacional de Educação
Vídeo: Cenários Transformadores para a Educação Básica no Brasil
Ação Educativa lança De Olho nos Planos em Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.