“Após a construção de nosso Plano, o principal desafio é o acesso e a permanência de nossos alunos na escola”

Benedita Cirino_Breves_PA

Sendo a maior cidade da Ilha do Marajó, no estado do Pará, Breves enfrenta o desafio de, na próxima década, fazer com que todos seus alunos permaneçam na escola. “Após a construção de nosso Plano, o principal desafio é o acesso e a permanência de nossos alunos na escola”, afirmou a Secretária de Educação do município, Benedita Cirino.

Ao falar sobre as perspectivas para o planejamento educacional da cidade nos próximos dez anos, Benedita destacou a importância da participação de toda a sociedade para que o Plano Municipal de Educação (PME) seja colocado em prática: “com a ajuda de todos a gente espera efetivar a implementação do Plano. Sabemos que não vai ser do dia para noite e não vai ser tão fácil, mas vamos colocar o time todo para jogar”.

Para a gestora, o PME da cidade de quase 100 mil habitantes foi elaborado a partir da constituição de comissões responsáveis por levantar informações sobre cada um dos temas que passaram a compor o Plano. “Formamos equipes, cada uma responsável por uma área educacional, que fizeram um primeiro levantamento. Depois estas comissões elaboraram um diagnóstico que fundamentou as propostas levadas à plenária final”, relatou. E complementou: “na plenária teve participação da comunidade e da sociedade civil organizada, mas a maioria dos envolvidos foi de pessoas ligadas à educação”.

Veja abaixo vídeo em que a Secretária de Educação Benedita Cirino falou sobre a inclusão de metas relacionadas ao combate à discriminação e desigualdade de gênero no Plano de Educação de Breves (PA):

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

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