Vídeo: as experiências e as propostas selecionadas para o Reconhecimento Público

Como fazer para garantir uma participação social efetiva e não figurativa? Que tipo de ações podem incentivar a participação dos pais, dos estudantes, dos profissionais de educação e de outros atores da comunidade escolar na construção e no monitoramento dos planos de educação? Quais desafios encontramos nessa empreitada?

O vídeo sobre as experiências de construção e propostas de monitoramento participativo dos planos de educação do Reconhecimento Público De Olho nos Planos ajuda a pensar sobre essas questões. O vídeo traz um panorama de todo o processo do Reconhecimento Público e um resumo sobre cada uma das experiências e propostas de 10 municípios e 1 estado: Curitiba, Farroupilha, Gramado, Ipê, Itanhaém, Jacareí, Manacapuru, Manari, Santo André, Taquarana, e Tocantins.

Selecionados para o Reconhecimento Público De Olho nos Planos, as iniciativas desses 12 coletivos mostram que, como o próprio vídeo coloca, “não há experiências prontas nem experiências perfeitas. Mas há aprendizagens, desafios e ideias preciosas que podem alimentar o debate público e inspirar reflexões e caminhos de como ampliar e diversificar a participação e fortalecer uma gestão democrática em prol do direito humano à educação de qualidade”.

“O vídeo foi mais uma forma de dar voz aos atores que participaram das experiências de construção e de monitoramento dos Planos de Educação e contribui com “dicas” de como estimular a participação social nos processos dos Planos. Há relatos de estudantes, professores(as), conselheiros(as), profissionais das Secretarias de Educação, da Universidade e de representantes dos fóruns de educação”, explica Claudia Bandeira, assessora da Ação Educativa.

Assista ao vídeo na íntegra aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.