Vídeo: Planos de Educação e a elaboração participativa de diagnósticos, por João Monlevade

Qual a importância da participação na elaboração de diagnósticos para os Planos de Educação?

A partir desta pergunta, o professor Doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultor técnico do Senado Federal, João Monlevade, destacou a necessidade de se elaborar tanto o diagnóstico da demanda, quanto da oferta do ensino: “para isso, pode-se fazer discussões coletivas envolvendo a participação de mães, pais, crianças e jovens e adultos que estejam nas redes de ensino”.

De acordo com Monlevade, em entrevista realizada durante o 6º Fórum Nacional Extraordinário da Undime [União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação], quanto mais participativa for a elaboração do diagnóstico do Plano de Educação, mas ele será autêntico e mais será assegurada a sua efetividade.

“Tudo o que se faz em termos de tornar sujeitos todos os atores é para dar a qualidade fundamental de um Plano que é ser democrático e participativo. Sem isso, ele pode ser cientificamente bonito, ter todos os diagnósticos matematicamente controlados e expressos, mas vai ser frio e ineficaz. A participação é a disposição da população para executar e avaliar o próprio Plano”, complementou o professor.

 

Veja abaixo o vídeo com o professor Doutor João Monlevade:

 

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

Uma ideia sobre “Vídeo: Planos de Educação e a elaboração participativa de diagnósticos, por João Monlevade

  1. Pingback: Undime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.