Começo de ano sempre nos faz pensar em novas possibilidades, caminhos e mudanças. Por que não pensar nessas perspectivas para a Educação também?
Em 2014, um grupo de diversos atores do campo da educação no Brasil – organizações da sociedade civil, movimentos sociais, governo, organizações internacionais, formadores de opinião, institutos e fundações empresariais, sindicatos, professores, diretores, pais, estudantes e acadêmicos – se reuniu para pensar juntos o futuro da Educação Básica no Brasil. A ideia do projeto foi contribuir, enriquecer e estimular o debate público sobre a Educação Básica no Brasil.
Desse esforço conjunto, que somou 71 entrevistas e três oficinas realizadas, saíram quatro possíveis futuros, chamados de cenários e representados por tipos de pássaros brasileiros: Beija-flor, Canário-da-terra, Falcão-peregrino e Tico-tico. Os cenários não são previsões ou propostas, mas histórias que mostram possíveis caminhos do futuro, pensando em como seria a Educação Básica brasileira em 2032 – ano faz referência ao centenário do manifesto dos pioneiros da educação nova.
Assista o vídeo e conheça melhor os quatro Cenários Transformadores para a Educação Básica no Brasil:
Conheça mais sobre o projeto em: http://cenarioseducacao2032.org.br/
Interessante.
Bem interessante.
Amei!