Undime divulga documentos de orientações voltados aos dirigentes de educação em início de gestão

O cumprimento do plano municipal de educação e a organização da etapa municipal da Conae 2018  são algumas das recomendações da Agenda dos Cem Primeiros Dias

agenda_100_dias_undime_2017

Com o objetivo de contribuir com o trabalho dos(as) novos(as) secretários(as) de educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) divulgou ontem a terceira edição da Agenda dos Cem Primeiros Dias e do caderno Orientações ao dirigente municipal de educação – Fundamentos, políticas e práticas. É competência do(a) gestor(a) público(a) assegurar o acesso à educação pública com qualidade social, direito garantido a todos e todas pela Constituição Federal e outras normas e diretrizes nacionais e internacionais.

Os documentos trazem dicas e orientações para garantir que o(a) dirigente municipal de educação esteja por dentro de todos os dados e informações essenciais para iniciar o planejamento de sua gestão. A necessidade de o(a) dirigente conhecer a legislação, as políticas, as diretrizes, os programas e os projetos implantados e em implementação pela gestão anterior é um dos pontos mais defendidos na Agenda. Entre essas leis, está a que instituiu o Plano Municipal de Educação (PME) e o seu anexo com as metas e estratégias. A Undime recomenda que os dirigentes dialoguem com o Fórum Municipal de Educação (FME), conheçam as metas a serem cumpridas já em 2017 e também deem continuidade ao processo de monitoramento e avaliação:

“O PME traduz as necessidades e aspirações das comunidades e poderá ser a principal oportunidade de ascensão social e inclusão para uma significativa parcela da população local. Para tanto, será preciso respeitar o disposto no PME e buscar articulação com os municípios vizinhos e os governos estadual e federal. Será tarefa importante, ainda, dar sequência ao trabalho de monitoramento e avaliação do PME”.

Um dos aspectos específicos de que trata a Agenda dos Cem Primeiros Dias é a organização da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae 2018), que deve ocorrer entre abril e junho de 2017. Aqui, a ênfase vai para a garantia da participação social neste processo:

“É importante a participação de todos, em particular dos atores fundamentais do processo educacional: estudantes, professores, gestores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação, entre muitos outros segmentos. Serão debatidas e apresentadas  propostas para melhorar a educação básica, a educação superior, a educação profissional e tecnológica e as demais etapas e modalidades de ensino”

Uma versão impressa da Agenda já está sendo enviada a todas as secretarias municipais de educação. O caderno Orientações ao Dirigente Municipal de Educação – Fundamentos, políticas e práticas será distribuído nos Fóruns Ordinários das seccionais da Undime.

Clique aqui para acessar a Agenda dos Cem Primeiros Dias.

 

*Com informações da Undime 

 

3 ideias sobre “Undime divulga documentos de orientações voltados aos dirigentes de educação em início de gestão

  1. Helena Horranna de Sousa

    Gostei de todos os temas e quando se trata de troca de experiência fantástico muito o timo,rsrs quero reseber notificações como funciona pelo meu himail,helennabratcho@hotmail.com

    Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá, Helenna!
      Tudo bom?

      Agradecemos o seu contato. Que bom que gostou do nosso portal, estamos aqui para ajudar a todos e todas no que for preciso!
      Vamos cadastrar o seu email em nosso mailing, mas não costumamos enviar newsletter frequentemente, só para campanhas e casos especiais. Uma boa forma de nos acompanhar pode ser curtindo e seguindo a nossa página no facebook, onde fazemos atualizações e postagens diárias: https://www.facebook.com/DeOlhoNosPlanos/

      Sempre que precisar, pode entrar em contato conosco!

      Att,
      Equipe De Olho

      Responder
  2. Helena Horranna de Sousa

    Como faço pra mim escrever nessa ou em uns do tema pra poder tarde sendo inscrita nesse projeto,tou apta,interessada a participação de mim escrever caso eu consiga material pra divugação palestra ,sou transexual,atenciosamente…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.