Um ano do PNE: conselhos de educação de todo o país realizam cirandas para discutir Planos de Educação

Cirandas Uncme2015_portal

Entre os dias 1 e 25 de junho, as Cirandas pela Educação pretendem abordar, também, a importância dos Fóruns Municipais de Educação

Com o objetivo de discutir a educação brasileira e os Planos de Educação em todo o território nacional, a segunda edição das Cirandas pela Educação irá tratar sobre os principais desafios a partir do cumprimento do primeiro ano de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Organizadas pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), as atividades estão programadas para ocorrer entre os dias 1 e 25 de junho e pretendem abordar os seguintes temas: financiamento da educação, educação infantil, educação do campo, gestão democrática, inclusão e diversidade.

“Após um ano da aprovação do PNE, as Cirandas reafirmam a necessidade de a sociedade não só participar da construção e da revisão dos Planos de Educação, mas também de acompanhar sua efetivação e o cumprimento de suas metas e estratégias”, destacou a presidenta da UNCME, Gilvânia Nascimento.

De acordo com a presidenta, a indicação é para que cada conselho realize ao menos um evento, envolvendo de 15 a 30 pessoas, que propicie a interação entre estudantes, mães, pais, profissionais da educação, conselheiros, gestores e demais interessados.

“Para este ano, nossa expectativa é que sejam feitas atividades nos 26 estados do país, onde a UNCME está presente. Lembrando que, para nós, mais importante do que o número de participantes é a criação de espaços em que as pessoas se sintam à vontade para falar e expressar suas dúvidas e opiniões sobre a educação no país”, defendeu Gilvânia.

 

Fóruns de Educação

A segunda edição das Cirandas pela Educação pretende sensibilizar os participantes, também, sobre a necessidade de criação dos Fóruns Municipais de Educação (FMEs) como espaços ampliados de participação social. “O trabalho do Fórum é complementar ao do Conselho Municipal de Educação, já que os FMEs são instancias plurais de participação com o objetivo de contribuir com a construção e o monitoramento dos Planos”, observou a presidenta da UNCME, reforçando que tanto os fóruns quanto os conselhos contribuem para a gestão democrática e, consequentemente, para a garantia do direito humano à educação.

 

Por um Plano de Educação que queremos

Em sua primeira edição, realizada no mês de julho do ano passado, as Cirandas pela Educação reuniram 4247 pessoas, que participaram de 159 atividades em 20 estados brasileiros. Na época, as atividades abordaram o tema “Por um plano de educação que queremos”, com debates sobre os principais desafios para a garantia do direito à educação, dentre eles, o combate à exclusão escolar.

“Aqui em Lagoa Vermelha, nós fizemos uma discussão sobre as áreas que ainda precisamos avançar em nossa educação. Eu ajudei na mediação, mas a comunidade é que coordenou a atividade com a participação de professores e de pessoas que não tinham uma relação direta com a área educacional”, afirmou em 2014 a professora e coordenadora estadual da UNCME do Rio Grande do Sul, Salete Terezinha Lima. (Clique aqui e leia a matéria completa sobre a primeira edição das Cirandas pela Educação)

 

Participe!

Apesar de as atividades das Cirandas terem começado na última segunda-feira, os interessados ainda podem cadastrar suas atividades na programação organizada pela UNCME. Para participar, deve-se enviar as informações sobre o local, contato, horário e tema da Ciranda para o e-mail: cirandas.uncme@gmail.com

Clique aqui e obtenha mais informações sobre a segunda edição das Cirandas pela Educação.

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

 

2 ideias sobre “Um ano do PNE: conselhos de educação de todo o país realizam cirandas para discutir Planos de Educação

    1. Administrador Autor do post

      Olá Sebastiana, tudo bem?
      Você já chegou a ler nossa matéria “Passo a passo: Como criar um Fórum Municipal de Educação”: http://www.deolhonosplanos.org.br/passo-a-passo-como-criar-um-forum-municipal-de-educacao/

      Nela você vai poder conferir algumas informações sobre como é possível constituir o Fórum Municipal de Educação.

      Se tiver quaisquer outras dúvidas é só entrar em contato.

      Atenciosamente,

      Equipe De Olho Nos Planos

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.