28º Simpósio de Política e Administração da Educação discute as tensões e agendas em desconstrução na política educacional

O evento, que acontece em abril em João Pessoa (PB), espera reunir cerca de mil pessoas; De Olho nos Planos apresentará painel sobre monitoramento dos planos de educação

 

simposio_anpae_2017

Com o tema “Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção”, a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) promoverá o XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação entre os dias 26 e 28 de abril de 2017, em João Pessoa (PB).

O evento, realizado em parceria com o Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), trará conferências, mesas redondas, painéis de discussões e pesquisa, apresentação de trabalhos e pôsteres, exposição de livros e atividades culturais. A programação está estruturada em oito eixos temáticos, entre eles Política e gestão da Educação Básica; Políticas públicas e financiamento da Educação; Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social; e Planejamento da Educação, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação. O público estimado é de cerca de mil participantes.

“O Simpósio tem como objetivo reunir pesquisadores(as), dirigentes educacionais e professores(as) da educação superior e educação básica para um exercício de socialização e análise de estudos e experiências em matéria de políticas e práticas internacionais de administração e avaliação da educação nos diferentes níveis e modalidades de educação”, explica João Ferreira de Oliveira, presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae).

 

Monitoramento participativo dos planos de educação

A iniciativa De Olho nos Planos estará presente no Simpósio, apresentando um painel sobre “Monitoramento participativo dos Planos de Educação”. Tendo em vista o atual contexto político do Brasil de retrocessos e desconstruções na política educacional, o painel tem como objetivos analisar a conjuntura nacional, mapear experiências de participação social no monitoramento dos Planos de Educação e refletir possíveis caminhos para fortalecer a gestão democrática em educação e o controle social das políticas educacionais.

O painel acontece no dia 27 de abril, das 14h às 16h, e terá entre os participantes alguns(as) dos(as) representantes do Comitê De Olho nos Planos (Unicef, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Anpae, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação e Instituto C&A).

Acesse a programação completa do Simpósio aqui*

 

XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação

Tema central: Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção
Datas:
26 a 28 de abril de 2017
Local: Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa
Inscrições: os valores variam de acordo com o período de inscrição, que deve ser feito pelo site oficial do evento

Para mais informações, acesse www.anpae.org.br/XXVIIISIMPOSIO

  

Saiba mais

Ministério Público da Bahia e Uncme capacitam conselheiros municipais de educação para o monitoramento dos planos
– Vídeo: Monitoramento do Plano de Educação de Santo André (2015 – 2025)
– Quais as perspectivas para a Educação brasileira em 2017
– Inep divulga primeiro relatório de monitoramento das metas do PNE
– Conheça a importância do monitoramento participativo dos planos de educação – e como concretizá-lo

 

*Texto incluído no dia 26/04

 

Uma ideia sobre “28º Simpósio de Política e Administração da Educação discute as tensões e agendas em desconstrução na política educacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.