Semana de Ação Mundial reúne atividades sobre o primeiro ano do Plano Nacional de Educação (PNE)

Entre dias 21 e 27 de junho, atividades discutirão, também, construção dos Planos Municipais e Estaduais de Educação. Interessados podem solicitar materiais até esta sexta-feira (22)

Entre os próximos dias 21 e 27 de junho, a Semana de Ação Mundial (SAM) vai reunir atividades que abordarão temas relacionados ao primeiro ano de implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) e à construção participativa dos Planos Municipais e Estaduais de Educação. Lembrando que, após a sanção do PNE pela presidente Dilma Rousseff, todos os estados e municípios do país devem aprovar seus Planos de Educação ainda em 2015. (Clique aqui e leia mais informações)

Além do debate em torno do PNE e dos Planos locais, a SAM 2015 vai agregar discussões em torno do balanço do Programa Educação para Todos (EPT) e a proposição para a agenda da educação para os próximos 15 anos. No Brasil, ela é organizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede que conta com mais de 200 organizações, movimentos e sindicatos que defende a educação de qualidade de todo o país.

Até esta próxima sexta-feira (22/05), estará disponível no site da semana a ficha virtual para solicitação dos materiais impressos da SAM 2015, que serão distribuídos gratuitamente para todo o Brasil. Qualquer pessoa, grupo ou organização pode fazer parte da SAM. Veja como participar no site oficial da Semana, no qual também estão disponíveis subsídios sobre o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), a Agenda Pós-2015, o documento Educação para Todos (EPT).

Confira abaixo vídeo sobre a SAM 2015

SAM 2015

A SAM é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE) e tem por objetivo pressionar governos a cumprirem leis e tratados internacionais voltados para a educação pública de qualidade para toda a população. Ela acontece em mais de 100 países desde 2003.

No resto do mundo, a Semana aconteceu entre os dias 26 de abril e 2 de maio, mesmo período em que delegações de 164 países se encontraram durante o Fórum Mundial de Educação, na Coréia do Sul, para debater a agenda da educação para os próximos 15 anos. No Brasil, a chamada agenda pós-2015 também será abordada e contextualizada com a discussão em torno do PNE. Durante o período do dia 21 e 27 de junho, haverá uma audiência pública no Congresso Nacional, ainda sem data definida, para discutir as conquistas e desafios da implementação do documento.

 

 

*Com informações do Observatório da Educação e do portal da SAM 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.