As experiências escolhidas serão divulgadas nacionalmente por meio de um vídeo feito de forma colaborativa
Atualização 17/06: Devido a atrasos no processo de análise das propostas inscritas, a divulgação final do Reconhecimento Público será no dia 04 de julho
Após um processo que começou em outubro do ano passado, as experiências selecionadas para o Reconhecimento Público De Olho nos Planos serão divulgadas no dia 17 de junho. Ao todo, foram recebidos 31 relatos de experiências e propostas para o monitoramento e a avaliação participativa dos Planos de Educação de todos os cantos do país. Há experiências municipais, regionais ou estaduais, e casos realizados por conselhos, fóruns e gestões educacionais.
Para Claudia Bandeira, assessora da Ação Educativa, “a construção e o monitoramento dos Planos de Educação devem contribuir com o fortalecimento da gestão democrática a partir de um conjunto de componentes interligados: os processos participativos periódicos, o fortalecimento da sociedade civil, o fortalecimento das instâncias de controle social e o acesso e transparência da informação”.
Para potencializar a divulgação nacional dessas experiências, um vídeo será produzido com a colaboração de todos(as) os(as) selecionados(as). A ideia é que esse registro possa valorizar as experiências e mostrar de forma interativa os passos, o território, as escolhas, as dificuldades e as conquistas dos processos, e possam inspirar outros coletivos a realizarem experiências de participação nos Planos de Educação em suas comunidades, cidades, estados.
O Reconhecimento
O Reconhecimento Público De Olho nos Planos tem o objetivo de estimular e valorizar experiências participativas na elaboração ou revisão de Planos de Educação e mobilizar a construção de estratégias para o monitoramento participativo desses planos. (Clique aqui e veja o regulamento)
Neste sentido, a iniciativa apoiou o registro e a sistematização de casos e de propostas para o monitoramento dos Planos de Educação, além de prever a divulgação nacional de experiências reais de participação, a partir da reflexão dos sujeitos envolvidos, destacando aprendizados, tensões e desafios, que possam inspirar, incentivar e aprimorar demais experiências participativas no campo educacional.
No projeto, os inscritos classificaram suas propostas ou experiências nas categorias de “Experiências participativas na elaboração e revisão do Plano de Educação” e “Propostas de monitoramento participativo do Plano de Educação”.
Mais informações: reconhecimento@deolhonosplanos.org.br ou (11) 3151-2333 – ramal 178
Saiba mais
– Conheça os selecionados para o Reconhecimento Público De Olho nos Planos
– Iniciativa reconhece municípios que tenham realizado construção participativa de seus planos de Educação
A ONG Ação Educativa tem contribuído bastante para a construção e agora para o monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação dos milhares de municípios deste grande Brasil. Principalmente os da Região Norte que não temos muito conhecimento sobre o Planejamento Público da Educação. A sistemática apresentada pela ONG tem servido de base para a construção de um plano participativo. Muito obrigado a todos da Ação Educativa.