Quais são os principais desafios para a educação infantil no novo Plano Nacional de Educação

Artigo analisa parâmetros de planejamento, efetivação e exigibilidade do direito à educação infantil na meta 1 do PNE

De acordo com o novo Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 25 de junho de 2014, o Brasil deve universalizar a educação infantil para as crianças de quatro a cinco anos de idade até o fim do ano de 2016. A primeira meta do PNE, que também prevê ampliar o atendimento em creche para 50% das crianças de até três anos até o ano de 2024, foi analisada no artigo “Acesso à educação infantil no novo PNE: parâmetros de planejamento, efetivação e exigibilidade do direito”, publicado no último Caderno do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Elaborado pela doutoranda em educação, Ananda Grinkraut, e pelo doutor em direitos humanos, Salomão Ximenes, respectivamente assessora e coordenador de programa da Ong Ação Educativa, o artigo analisa a meta, principalmente, no que se refere à efetivação do direito de acesso a uma educação infantil de qualidade.

Os pesquisadores descrevem, entre outras coisas, o contexto dos objetivos previstos para a educação infantil nos próximos dez anos em seus aspectos político e jurídico, a necessidade de serem estabelecidos indicadores e parâmetros transparentes e socialmente válidos para o cálculo da meta e os principais desafios para sua efetivação.

Clique na imagem abaixo e leia o artigo de Ananda Grinkraut e Salomão Ximenes:

Educação Infantil no PNE

 

 

 

 

 

 

 

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

6 ideias sobre “Quais são os principais desafios para a educação infantil no novo Plano Nacional de Educação

  1. Odenir de Oliveira Ribeiro

    Gostaria de saber mais sobre o novo Plano de Educaçõa Nacional. Que fosse colocado as principais questões relacionadas a Ensino Fundamental, Ensino e Superior. Agradecido.

    Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá, Odenir!
      Tudo bom?

      Temos muitas matérias sobre o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14). A principal é essa aqui: http://www.deolhonosplanos.org.br/baixe-o-plano-nacional-de-educacao-aprovado-e-participe-da-construcao-dos-planos-municipais-e-estaduais-de-educacao/
      Outra matéria interessante é essa com 10 perguntas para entender o PNE (http://www.deolhonosplanos.org.br/pne-10-perguntas-para-entender-o-plano-nacional-de-educacao/).
      Para acessar outras matérias sobre o PNE, você pode acessar a página de Notícias do portal e colocar o termo “pne” no espaço de “Busca por conteúdo”, na coluna da direita da página: http://www.deolhonosplanos.org.br/category/noticias/

      Qualquer dúvida, só entrar em contato novamente.

      Att,
      Equipe De Olho nos Planos

      Responder
  2. Andreia Teixeira

    Somente o governo PT lembrou da educação infantil como também tratou de cuidar das crianças. Eu sou grata ao PT pois eramos promocionais anônimos.

    Responder
  3. Dayane

    Muito importante saber sobre os desafios na educação.. Esse tema foi a última questão dicertativa do concurso que prestei hoje em Cuiabá MT!

    Responder
  4. LÚBIA MELO

    Adorei o artigo!Nós educadores devemos sempre ler textos sobre as políticas públicas.E como a educação infantil está sendo analisada nos documentos legais.Temos uma grande luta para vivenciar juntos em defesa de uma educação infantil de Qualidade.As crianças do nosso pais tem o direito a uma educação que fovoreça o educar e brincar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.