Oficina para conhecer – e brincar – com o jogo De Olho na Escola acontece no dia 12 de julho, em São Paulo

Voltada para educadores(as), estudantes e integrantes de conselhos escolares e movimentos sociais, a oficina tem como tema a importância da participação de crianças e adolescentes

 

Que tal vivenciar a brincadeira com o jogo De Olho na Escola, lançado nacionalmente no dia 12 de junho pela Iniciativa De Olho nos Planos? Esse jogo de cartas que estimula o debate com crianças e adolescentes sobre a escola que temos, a escola que queremos e como podemos juntos(as) atuar pela melhoria da sua qualidade será a metodologia central da oficina “Participação de crianças e adolescentes: o jogo De Olho na Escola”, que acontecerá no dia 12 de julho, na ONG Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 – Consolação – São Paulo/SP).

A oficina abordará a importância da participação de crianças e adolescentes nas escolas e nas políticas educacionais, tendo como base o guia “A Participação de Crianças e Adolescentes nos Planos de Educação” da Coleção De Olho nos Planos. Serão realizadas brincadeiras e vivências com o jogo De Olho na Escola e discutidas questões como quais os princípios, orientações e cuidados que devem ser considerados nesse processo de estímulo à participação de crianças e adolescentes, e que atividades podemos desenvolver no sentido de garanti-la.

Educadores(as), estudantes, integrantes de conselhos escolares, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e coletivos, e interessados na temática em geral podem participar da oficina, que faz parte da Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular de 2017.

Organizada pela ONG Ação Educativa, a Semana acontece entre os dias 11 e 15 de julho de 2017, em São Paulo, com o intuito de avançar nos debates sobre os direitos humanos e a democracia a partir de diversas perspectivas e atividades, além de fortalecer este espaço formativo como uma ação de resistência diante da conjuntura nacional e internacional. Segurança pública, fundamentalismo econômico, Educação de Jovens e Adultos, lei de acesso à informação, educação nas prisões, gênero e educação, jovens e suas escolhas profissionais, educação e relações raciais, agendas de mobilização social e cultura de periferia são alguns dos temas abordados nos seminários, oficinas, apresentações e lançamentos que fazem parte da programação da Semana.

Saiba mais aqui: http://www.acaoeducativa.org/semanadireitoshumanos/

 

Oficina “Participação de crianças e adolescentes: o jogo De Olho na Escola”

Data: 12/07/2017 (quarta-feira)
Horário: 19h às 22h
Local: Sala 12 – Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 – Consolação – São Paulo/SP)
Público-alvo: educadores(as), estudantes, integrantes de conselhos escolares, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e coletivos, interessados na temática em geral.
Formadoras: Cláudia Bandeira, Denise Carreira e Stephanie Kim Abe
Organização:
 Ação Educativa
Como participar: as inscrições devem ser feitas até o dia 09/07 (domingo), ou até acabarem as vagas para a oficina, preenchendo o formulário disponível no site http://www.acaoeducativa.org/semanadireitoshumanos/. A inscrição só é efetivada após o pagamento da taxa de R$ 65, que é única e dá direito à participação em todas as atividades da Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular de 2017. O valor total das inscrições será destinado à produção e organização do evento (sem finalidade lucrativa).

 

Saiba mais

Em defesa dos planos de educação, De Olho lança materiais para fortalecer o monitoramento participativo
Como foi a participação de crianças e adolescentes na etapa regional da Conae de São Paulo
Conheça a importância do monitoramento participativo dos planos de educação – e como concretizá-lo
Vídeo: Cenários transformadores para a Educação Básica no Brasil
A hora da participação: quais os dias e horários ideais para envolver toda a comunidade escolar?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.