Ministério da Educação divulga dados do Censo Escolar 2013

Um dos primeiros passos para a construção dos Planos de Educação é a elaboração de um diagnóstico que retrate as condições e o atendimento educacional do respectivo município, do estado ou do próprio país. E para a elaboração deste diagnóstico, além de consultas públicas, análise de leis e normas vigentes e do registro das demandas de toda a comunidade escolar, por exemplo, é possível se utilizar dos dados obtidos por meio do levantamento do Censo Escolar 2013.

Divulgado na última terça-feira (25/02) pelo Ministério da Educação (MEC), o Censo Escolar é atualizado todos os anos e se constitui como o principal instrumento para a obtenção de informações sobre a educação básica do país em todas as suas etapas e modalidades. Neste levantamento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – responsável pela coordenação da pesquisa – divulga informações sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

 

Controle social

Uma das evidências da importância do Censo Escolar 2013 é que ele servirá como referência para a construção de políticas que, entre outras coisas, transferem recursos da União para os demais entes federados. E é importante que a sociedade como um todo esteja atenta a estas políticas e recursos que financiarão, entre outras coisas, a merenda, o transporte escolar, a distribuição de livros e uniformes, a implantação de bibliotecas e a instalação de energia elétrica nas unidades educacionais.

Com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, o Censo Escolar é uma das fontes de informação principais para que tanto governo quanto pais, mães, estudantes, docentes e toda a comunidade escolar possam planejar as políticas e as metas a serem alcançadas para a educação brasileira, seja em âmbito municipal, estadual ou federal.

 

*Com informações do Portal Brasil

2 ideias sobre “Ministério da Educação divulga dados do Censo Escolar 2013

  1. Francisca

    Bom dia, prezados eu preciso dos dados referentes a educação quilombola. Como posso obtê-los? Procurei mas só encontro o resumo técnico de 2013. No resumo técnico de 2018/19 não tem nenhum dado referente a educação nas comunidades quilombolas.

    Responder
  2. Irades Cordeiro

    O nosso maior problema é elevar o nível de nossa sociedade para o acompanhamento e fiscalização dos recursos público. Nem os conselhos da merenda escolar, fundeb, cons. educação e tanto outros fazem esse trabalho de fiscalização nas cidades do interior. Temos muito trabalho pela frente, mais vai da certo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.