Mais de 200 municípios aderem iniciativa por Planos de Educação democráticos e participativos

“Embora saibamos da importância da participação, nós gestores corremos o risco de não inserir estes processos. Mas a iniciativa fará com que possamos refletir melhor e tomar mais cuidados nesse sentido. A sociedade democrática exige a participação e o portal apresenta uma contribuição enorme para os processos participativos na construção dos Planos de Educação, inclusive, para a atuação dos avaliadores educacionais da SASE [Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação]”, relatou a Dirigente Municipal de Educação de Lagoa das Pedras (RN), Maria Edineide de Almeida Batista.

Acreditar na participação popular para a construção e revisão dos Planos de Educação. Essa foi a motivação dos 217 dirigentes municipais de educação que, assim como a gestora de Lagoa das Pedras (RN), aderiram à iniciativa De Olho nos Planos, durante o 6º Fórum Nacional Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizado entre os últimos dias 27 e 30 de maio, em Florianópolis (SC).

Ao participarem da iniciativa, os dirigentes se comprometeram, por exemplo, a apoiar a criação dos Fóruns de Educação de seus municípios; a utilizar, de acordo com suas realidades locais, os Indicadores da Qualidade na Educação para a formulação do diagnóstico educacional; e a compartilhar experiências e informações por meio do portal De Olho nos Planos e do preenchimento do questionário sobre a situação do Plano Municipal de Educação.

Lembrando que a partir da publicação do Plano Nacional de Educação (PNE), estados e municípios terão um ano para elaborar e revisar, com ampla participação de representantes da comunidade educacional e da sociedade civil, seus Planos de Educação,  de acordo com as 20 metas e as estratégias aprovadas pelo documento nacional. (Leia matéria sobre a aprovação do PNE)

Assista abaixo o depoimento da presidenta da Undime, Cleuza Repulho, sobre a importância da participação na construção dos Planos:

Fóruns e conselhos

A partir da adesão realizada no evento de Florianópolis, também foi aberta a possibilidade para que Fóruns Municipais de Educação façam parte da iniciativa. Com o acordo entre seus representantes, estes órgãos podem, entre outras coisas, estimular processos públicos (virtuais e presenciais) de acesso a informações e contribuir com a construção colaborativa de conhecimentos e de troca de experiências com gestores(as), pesquisadores(as), ativistas de movimentos e organizações da sociedade civil, conselheiros(as) educacionais e escolares de todo o país, entre outros muitos atores fundamentais para que os planos nasçam sintonizados com os desafios locais, ganhem força política e se transformem em realidade em seus municípios.

 

Veja no quadro abaixo as possibilidades e o que é oferecido para gestores e fóruns que aderirem à iniciativa De Olho nos Planos:

Para gestores e representantes de Fóruns Municipais de Educação que desejarem aderir a iniciativa basta clicar na imagem abaixo, preencher suas informações e começar a fazer parte deste movimento pela construção de Planos de Educação de forma democrática e participativa. Participe!

 

 

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

Uma ideia sobre “Mais de 200 municípios aderem iniciativa por Planos de Educação democráticos e participativos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.