Curso online aborda a participação na construção dos Planos de Educação

Com inscrições abertas até o dia 23 de abril (quinta-feira), a primeira edição do curso online “A Prática em curso: a participação nos Planos de Educação” irá abordar os principais desafios para desenvolver processos participativos nas etapas do diagnóstico à sistematização de propostas para os planos educacionais.

Voltado para gestores educacionais, conselheiros da educação, ativistas, famílias, estudantes e profissionais da educação, a formação será fundamentada na metodologia De Olho nos Planos, que visa estimular a construção e a revisão participativas dos Planos de Educação no país, abordando, nesta primeira edição, temas como o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação e a participação de crianças e adolescentes, entre outros.

Para isso, o ambiente virtual da Rede De Olho nos Planos funcionará como uma “comunidade de prática”, espaço onde os participantes irão discutir os conceitos que envolvem a temática, trazer elementos do cotidiano em que atuam e realizar atividades em seus territórios a partir da proposta, as quais serão socializadas e discutidas em grupo.

“A educação à distância é uma ferramenta que coloca em contato pessoas que vivenciam diferentes contextos e processos, e que ocupam lugares distintos na sociedade, o que possibilita grandes trocas de experiências nesse momento tão desafiante para a construção dos Planos de Educação”, afirmou a coordenadora pedagógica do curso, Jaqueline Lima. De acordo com Jaqueline, “o curso têm como objetivo fortalecer processos participativos tanto a partir da metodologia elaborada pela iniciativa ‘De Olho nos Planos’ como a partir da troca de experiências dos participantes em rede”.

Os participantes que realizarem mais de 70% das atividades do curso (que possui ao todo 48 horas) receberão certificado da iniciativa. A formação possui vagas limitadas, é gratuita e está prevista para ocorrer até o dia 15 de junho.

Inscrições

Para fazerem sua inscrição, os interessados devem clicar aqui e preencherem suas informações, além de explicitarem qual a motivação para participarem da formação. Para mais informações, basta entrar em contato com a coordenadora pedagógica do curso Jaqueline Lima (jaqueline.santos@acaoeducativa.org), com a mediadora da Rede De Olho nos Planos, Edilza Sotero (rede@deolhonosplanos) ou pelo telefone (11) 3151-2333 – Ramais 130 e 170.

Serviço

Formação à distância: “A Prática em curso: a participação nos Planos de Educação” – 1ª edição

Carga Horária: 48 horas

Inscrições até: 23 de abril

Período: 27 de abril a 15 de junho

Informações: jaqueline.santos@acaoeducativa.org / rede@deolhonosplanos / (11) 3151-2333 – Ramais 130 e 170.

Clique na imagem abaixo e faça sua inscrição:

Cabeçalho curso

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

10 ideias sobre “Curso online aborda a participação na construção dos Planos de Educação

  1. MARTA PEREIRA SOARES DE AQUINO

    Boa tarde,

    Recebi um email informando que havia sido selecionada para o curso, no entanto, sem querer acabei clicando num link onde cancelava as mensagens dessa página. Solicito por gentileza o cadastro novamente e o acesso ao curso!
    Grata,

    Responder
    1. Administrador Autor do post

      Olá Marta,

      Agradecemos seu contato. Para mais informações sobre a Rede De Olho nos Planos e sobre o curso, você pode entrar em contato com a coordenadora pedagógica Jaqueline Santos: jaqueline.santos@acaoeducativa.org / rede@deolhonosplanos Caso você ainda tenha dúvidas, é só entrar em contato!

      Atenciosamente,

      Equipe De Olho nos Planos

      Responder
  2. ROMÉRIA ALVES DA SILVA

    Desejo fazer este curso para aprimoramento nesta área específica. A educação a distância nos coloca frente a grandes aprendizados e trocas de experiência que eleva nosso conhecimento.

    Responder
  3. Ana Laura Lins Rosa

    Olá, Sou Ana Laura e atuo como Monitora de Informática junto à Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho em Três Lagoas/MS, também sou Assistente Social. Este curso é uma oportunidade de aumentar meus conhecimentos e qualificação profissional, é um tema de meu interesse como educadora e cidadã. Espero ser selecionada. Tenho prática com cursos à distância, inclusive estou estudando em outros no momento. Agradeço essa oportunidade de capacitação. Espero aprender com todos e também poder compartilhar alguma experiência que possa servir durante o curso. Obrigada.

    Responder
  4. MARIA LUCIANA DE SOUSA

    Pretenderei fazer este curso para aprimorar meus conhecimentos, uma vez que sou pedagoga e me sinto na obrigação de está sempre me reciclando e tentando ter uma visão geral do âmbito de trabalho que atuou. Pois como diz Freire em Pedagogia da Autonomia, o professor terá que assumir ações de pesquisador!!!

    Responder
  5. Vania de Souza Ferreira

    Atuo como Tutora em Educação a Distância, esse tipo de curso me da inspiração e motivação as quais posso compartilhar com meus alunos e colegas!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.