Papel dos conselhos na defesa do direito à Educação é tema do 27º Encontro Nacional da Uncme

Evento acontece entre os dias 27 e 29 de novembro em Ilhéus (BA); De Olho nos Planos participa em mesas de debate e estande

 

Público durante o XXVI Encontro Nacional da Uncme, que aconteceu em setembro de 2016 em Palmas (TO) (Créditos: Stephanie Kim Abe/De Olho nos Planos)

 A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) promove o seu 27º Encontro Nacional, entre os dias 27 e 29 de novembro, em Ilhéus (BA), com o tema principal “Desafios do Direito à Educação no contexto atual: o papel dos conselhos de educação”. A entidade é representativa dos conselhos municipais de educação em nível nacional.

“Neste ano em que a Uncme completa 25 anos, esperamos que haja uma participação muito forte dos(as) conselheiros(as) de educação de todos os estados do Brasil. Queremos utilizar esse espaço do Encontro não apenas para refletir sobre o papel do Conselho, como também para organizar estratégias de enfrentamento para esse momento tão complexo da Educação brasileira”, explica Gilvânia Nascimento, atual presidente da entidade. A expectativa é de cerca de mil participantes, incluindo conselheiros(as) municipais de educação, dirigentes municipais de educação, profissionais da educação e demais interessados(as).

O Sistema Nacional de Educação (SNE), a gestão democrática da Educação e o papel dos Conselhos Municipais de Educação são alguns dos temas abordados durante o evento.  Um destaque da programação é a cerimônia do Prêmio Vilmar Rosa de Mendonça. “Nós lançamos este prêmio visando identificar experiências dos conselhos que estão contribuindo efetivamente para a melhoria da qualidade da Educação e para a garantia do direito à Educação. Nós queremos divulgar essas experiências, fazer um trabalho de avaliação de como efetivamente os conselhos podem funcionar bem e dar visibilidade ao que está dando certo, para que sirvam de referência e inspiração para outros conselhos do Brasil”, explica Gilvânia.

O Prêmio está dividido em cinco categorias, que contemplam o âmbito de competência dos conselhos. As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de novembro. Acesse o edital do Prêmio aqui

+ SAIBA TUDO SOBRE O MONITORAMENTO PARTICIPATIVO

 

Mesa de debate e estande do De Olho

A Iniciativa De Olho nos Planos estará presente na mesa de abertura, no dia 27/11, e também na composição da mesa “Participação social, planos de educação e direito à Educação: desafios do presente e do futuro”, que ocorre no dia 28, às 8h, junto com representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A Iniciativa terá ainda um estande para atender os(as) participantes, distribuir materiais e falar sobre a campanha pela regulamentação da autoavaliação participativa.

+ ACESSE TODOS OS MATERIAIS DA CAMPANHA SOBRE AUTOAVALIAÇÃO PARTICIPATIVA

 

27º Encontro Nacional da Uncme

Tema: “Desafios do Direito à Educação no contexto atual: o papel dos conselhos de educação”
Data: 27 a 29 de novembro de 2017
Local: Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães – Ilhéus (BA)
Inscrições: abertas até o dia 10 de novembro, por meio do site www.uncme.com.br
Para ver a programação preliminar, clique aqui
Para mais informações, escreva para uncme.encontronacional2017@gmail.com

 

Saiba mais

De Olho nos Planos lança campanha pela regulamentação da autoavaliação participativa da escola
Cirandas pela Educação 2017 estimulam discussões sobre Direito Humano à Educação nos municípios
Ministério Público da Bahia e Uncme capacitam conselheiros municipais de Educação para o monitoramento dos planos
10 municípios e um estado são reconhecidos publicamente pela iniciativa De Olho nos Planos
Uncme realiza Encontro Nacional com foco no monitoramento dos planos de educação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.