Cidade gaúcha aposta no envolvimento popular para a construção de seu Plano de Educação

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Conhecida como a capital da agricultura familiar, a cidade gaúcha de Canguçú (RS) possui cerca de 55 mil habitantes e apostou na participação como estratégia fundamental para a construção de seu Plano Municipal de Educação (PME). “A participação foi importante porque a comunidade conseguiu dizer o que quer para a educação nos próximos dez anos”, afirmou a Secretária de Educação da cidade, Ledeci Lessa Coutinho.

De acordo com a secretária, o envolvimento popular contribui com a administração e fortalece o compromisso de toda a sociedade com a área: “a educação saiu de dentro da Secretaria e das escolas e foi para toda a comunidade. Fizemos várias pré-conferências de outubro do ano passado até maio deste ano quando realizamos nossa Conferência Municipal de Educação”, relatou Ledeci.

Após a Conferência, segundo a secretária, foi instituído o Fórum Municipal Permanente de Educação. “O Fórum vai fazer o monitoramento das ações previstas no PME e foi ele próprio que solicitou uma audiência na Câmara dos Vereadores para discutir a construção do Plano e aprovar com maior facilidade o documento”, afiançou. E complementou: “se não tivéssemos feito um processo participativo, o Plano poderia se caracterizar como um documento de governo e não de Estado, mas a própria comissão organizadora tinha uma representatividade, inclusive partidária, muito grande”.

Já quanto à divulgação do processo de construção do PME de Canguçú, a secretária ressaltou a o diálogo com a população por meio das rádios locais. “A gente começou indo para a rádio já que não temos nem canal de televisão nem jornal impresso local”, avaliou.

Diversidade no PME

A Secretária de Educação de Canguçú destacou, também, a importância das temáticas relacionadas à diversidade para a inclusão e para o planejamento da melhoria da educação na cidade. “No município temos a presença das comunidades quilombola, pomerana e indígena. Não é uma discussão fácil, mas temos dado passos significativos para que essa discussão [da diversidade] venha à tona e que se efetive na construção de uma sociedade, no mínimo, plural”, defendeu Ledeci.

“Nós não acreditamos hoje no desenvolvimento sem a presença da diversidade. (…) E isso se reflete na construção do Plano”, comentou a secretária ao avaliar a inclusão da temática de gênero no documento municipal. E ressaltou: “não é uma discussão fácil, mas nós temos certeza de que ou a gente constrói pela diversidade ou a gente não vai para lugar nenhum”.

Em meio a discussões em âmbito nacional quanto a inclusão da temática de gênero nos Planos de Educação, Ledeci defendeu a aprovação deste tema no PME da cidade. “A ideia foi que o plano pudesse englobar todas as pessoas e é claro que a gente tinha que fazer essa discussão [de gênero] e como nós fortalecemos os mecanismos que nós temos hoje para que eles permaneçam quando nós sairmos”, complementou.

Veja abaixo o depoimento da secretária Ledeci Coutinho reforçando a importância da igualdade de gênero no Plano de Educação de Canguçú (RS):

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

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