Nova publicação traz textos de avaliação das 20 metas do PNE

Publicado pela Biblioteca Anpae, o caderno busca contribuir para os debates em todas as etapas da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2018)

 

caderno de avaliacao das metas do pneO Caderno de Avaliação das metas do PNE 2014-2024 foi lançado na última sexta-feira (dia 26) com textos de 20 autores(as) avaliando as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 de maneira sucinta e objetiva. Organizada pelos professores João Ferreira de Oliveira (Associação Nacional de Política e Administração da Educação – Anpae), Andrea Barbosa Gouveia (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped) e Heleno Araújo (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação- CNTE), a publicação foi lançada pela Biblioteca Anpae e está disponível para download gratuito no site da instituição, no site do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e de outras entidades.

“Entendemos que o PNE deve ser a referência para que tenhamos políticas de Estado e para que possamos avançar na resolução dos graves problemas que afetam a educação brasileira do ponto de vista do acesso, da permanência, da qualidade e da inclusão e da diversidade social”, escrevem os autores na introdução do Caderno.

A publicação foi produzida a partir das avaliações já publicadas no site do FNPE/CONAPE, que se originaram de uma decisão coletiva da Coordenação Executiva da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2018), em outubro do ano passado, em produzir pequenos textos de avaliação das metas do PNE, visando contribuir com os debates nas conferências municipais, estaduais e livres no contexto da Conape. A etapa nacional da Conape deve acontecer entre os dias 26 e 28 de abril, em Belo Horizonte (MG).

Entre os(as) especialistas que contribuíram para a publicação estão José Marcelino de Rezende Pinto (meta 20), Luiz Carlos de Freitas (meta 7), Jaqueline Moll (meta 6), Rubens Barbosa de Camargo (meta 18) e outros(as).

Clique aqui para acessar a publicação Caderno de Avaliação das metas do PNE 2014-2024 

 

Saiba mais

Por que as conferências de educação estão fragilizadas
Relatório da Unesco destaca a ampla participação social na construção do PNE
De Olho nos Planos lança campanha pela regulamentação da autoavaliação participativa da escola
Fórum Nacional Popular de Educação convoca fóruns municipais e estaduais a aderirem à Conape
Passo a passo: como planejar as conferências municipais de educação 

 

Uma ideia sobre “Nova publicação traz textos de avaliação das 20 metas do PNE

  1. jÂNIO aRAÚJO

    Muito interessante o caderno de Debates. Embora já venho desde o início trabalhando o Plano Municipal, esses esclarecimentos são bem pertinentes e esclarecem muitas coisas que estavam obscura até aqui. Certamente nos ajudará nos debates da Conferência Municipal que estamos preparando em Manacapuru – AM

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.