Estudantes e professoras(es) são impedidas(os) de falar em audiência com Ministro

Evento teve como objetivo escutar as diretrizes prioritárias do Ministro da Educação, Ricardo Vélez, para 2019. Apenas senadoras(es) puderam intervir e apresentar dúvidas. 

Audiência Pública MEC 2019 Vélez Divulgação-Humberto Costa
Divulgação/ Humberto Costa

Em audiência pública realizada no Senado Federal nesta terça-feira, 26, que tinha como objetivo apresentar as diretrizes prioritárias do Ministério da Educação para 2019, estudantes e professores(as) foram impedidos de falar.

“A imprensa e os ocupantes do final do plenário estão atrapalhando a nossa reunião. Eu avisei no início e estabeleci as regras. Cumpram-se as regras: não será permitido manifestação nesta reunião. Se as pessoas não respeitarem esse quesito, eu serei obrigado a pedir que os senhores e as senhoras possam se retirar”, alegou o senador responsável pela sessão, Mario Berger (MDB).

Durante o tumulto, a senadora Daniella Ribeiro (PP) interviu, ressaltando a importância de que o público colocasse suas perguntas. Ela foi interrompida por Berger: “Essa é uma audiência pública. Quem tem a palavra, única e exclusivamente, são os os senhores senadores. Abrimos um pequeno precedente para o presidente da comissão de educação da Câmara dos Deputados. Mas não é permitida a participação de qualquer outra pessoa que não seja senador”. Ainda tentando se colocar, Daniella sugeriu que, se fosse de acordo das(os) senadoras(es) presentes, houvesse participação de voz ao público, mas foi novamente interrompida.

+ BAIXE NOSSOS MATERIAIS SOBRE PARTICIPAÇÃO SOCIAL

A senadora Eliziane Gama (PPS) também tentou defender as colocações do público.  “Queria registrar que não está havendo uma manifestação com barulho que impeça o transcorrer da audiência. O que estou ouvindo são só os flashes das câmeras fotográficas. Não há porque pedir a retirada de manifestantes, estão na mais tranquila e absoluta paz”, defendeu. Foi sucedida então por mais uma intervenção de Berger: “Não vamos inflar essas questões”, advogou.

Foi então a vez da senadora Zenaide Maia (PROS) argumentar: “A representação dos estudantes e dos professores, é importante. Acho que quando se diz audiência pública não é só para os parlamentares. Vamos ouvir.  Como falou a Eliziane, eles não estão incomodando. É como se tivesse uma audiência pública do interesse de nós, senadores, e a gente não pudesse entrar”.

Mesmo com as defesas das senadoras, a audiência seguiu sem que estudantes e professoras(es) pudessem se colocar.

Assista a audiência completa:

Reportagem: Júlia Daher
Revisão: Claudia Bandeira

Saiba mais:

– “Não dá mais para fazer política sem ouvir estudantes”, afirma Claudia Bandeira
– “A autoavaliação participativa ajuda a qualificar a participação social”, diz Genuíno Bordignon
– Passo a passo: como planejar as conferências municipais de educação
– MEC extingue SASE, secretaria responsável por articular o PNE
– 17 países pressionam o Brasil sobre a implementação do Plano Nacional de Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.