Após consulta pública, Câmara de Vereadores de Ipatinga (MG) discute Plano Municipal de Educação

Ipatinga_portal

Cidade mineira de Ipatinga levantou propostas por meio de consulta pública e de pré-Conferências Municipais de Educação*

Depois de criar site específico sobre seu Plano Municipal de Educação (PME), a Câmara dos Vereadores da cidade de Ipatinga (MG) discute o documento que deve orientar a educação na cidade nos próximos dez anos. (Clique aqui e veja site sobre PME de Ipatinga)

Por meio de consulta pública e da realização de pré-Conferências Municipais de Educação, a cidade reuniu propostas que passaram a compor o documento. “A consulta é uma forma de chegarmos à população comum como pais, mães e estudantes para que possam acompanhar e participar da revisão do Plano”, destacou a presidenta do Conselho Municipal de Educação de Ipatinga e responsável pelo PME na Secretaria Municipal de Educação (SME), Maria Aparecida da Silva. (Leia aqui matéria sobre a aprovação do Plano em comissões da Câmara dos Vereadores de Ipatinga)

IMG_20150312_102908771 (1)

De acordo com Maria Aparecida, a Secretaria pretende fazer uma devolutiva das propostas enviadas ao Plano. “Após reunir as sugestões, nossa ideia é fazer uma devolutiva por meio do site, evidenciando o que entrou no documento, o que não entrou e o porquê”, explicou a presidenta.

Como base para as discussões nas pré-Conferências, a SME de Ipatinga elaborou uma versão preliminar que dividiu a educação na cidade nos seguintes grupos temáticos: educação infantil; Educação de Jovens e Adultos; educação especial; ensino fundamental; ensino médio, educação profissional e superior; gestão democrática; e profissionais da educação. “Temos um diagnóstico muito bem feito da educação na cidade e que tem o perfil de nossa realidade para identificarmos quais são as metas que teremos que alcançar”, complementou.

IMG_20150312_083240958_HDR

Segundo Maria Aparecida, as pré-Conferências reuniram cerca de 200 pessoas em eventos realizados no último mês de março. “Estas atividades abriram o processo de mobilização na cidade que tem como maior desafio a educação infantil e o monitoramento do Plano ao longo dos próximos dez anos”, afirmou.

Elaboração do PME

A Prefeitura de Ipatinga iniciou o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) em setembro de 2014. Na primeira fase foram formadas equipes com representantes da Secretaria Municipal de Educação, conselhos municipais, sindicatos, Câmara e técnicos da Prefeitura, inclusive de outras pastas, para a construção de um diagnóstico da Educação em Ipatinga. Na segunda etapa, as discussões foram ampliadas com a participação de professores das redes municipal, estadual e particular de Ipatinga, com objetivo de que os representantes levassem as discussões para dentro de suas respectivas unidades.

 

*Com informações do site da Secretaria Municipal de Ipatinga.

 

Imagens: Pré-conferências Municipais de Educação de Ipatinga (MG) / Divulgação

Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.