Atrelando recursos da educação à distância com agilidade das redes sociais, Rede De Olho nos Planos disponibiliza comunidades e fóruns para gestores e sociedade civil de todo o país
A iniciativa De Olho nos Planos está lançando uma rede em que não só gestores, como também representantes de Fóruns e Conselhos Municipais de Educação e integrantes da sociedade civil (estudantes, mães, pais, docentes e demais trabalhadores em educação, entre outros) podem interagir em temas relacionados à construção de seus Planos de Educação. O lançamento oficial ocorrerá durante a realização da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae), entre os dias 19 e 23 de novembro, em Brasília.
“Os municípios têm menos de um ano para construírem seus Planos e este é um momento decisivo na história recente da educação brasileira. E, para contribuir com este processo, a Rede busca agregar a todos e todas em um espaço democrático e colaborativo”, explicou a assessora do Programa Diversidade, Raça e Participação da Ong Ação Educativa, Ananda Grinkraut.
Neste sentido, atrelando recursos de plataformas de educação à distância com a agilidade das redes sociais, a Rede De Olho nos Planos foi construída com o objetivo de apoiar a comunicação, a troca de informações e experiências e promover um espaço formativo para seus participantes.
Utilizando o software livre Noosfero, a plataforma é gratuita e permite a interação social a partir do compartilhamento de conteúdo e da criação colaborativa de informação, agregando recursos como fóruns, chats, compartilhamento de texto em html, em arquivos, fotos, vídeos e outras funcionalidades.
Comunidades e Fóruns
A Rede De Olho nos Planos está organizada em comunidades que agregam informações, referências bibliográficas e fóruns sobre diferentes temas relacionados aos Planos de Educação.
Para iniciar o debate, a plataforma possui cinco comunidades em que os participantes poderão dialogar sobre como envolver as comunidades escolares na construção ou revisão dos Planos de Educação; descobrir formas de uso dos Indicadores da Qualidade na Educação nesses processos; dialogar sobre como a Comissão coordenadora pode contribuir para que a elaboração ou revisão do Plano seja mais participativa, dentre outras questões. Lembrando que cada participante pode construir sua própria comunidade ou fórum de discussão.
“A Rede é aberta para que os participantes compartilhem suas experiências, tirem suas dúvidas e possam refletir sobre os principais desafios que enfrentam em seus municípios”, ressaltou Ananda. E convidou: “todas as pessoas podem integrar esta iniciativa e fazer parte deste movimento que busca, sobretudo, contribuir com a construção democrática e participativa dos Planos de Educação ”.
–
Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut
gostaria de obter ajuda para elaboração das metas do PME na qual estou articuladora. No retorno do Encontro da UNCME conversei com a Ananda. Como faço para obter informações.
Olá Maria,
Agradecemos seu contato. Há uma série de informações e referências em nossos materiais.
Neste momento, aconselhamos que você verifique o conteúdo presente a partir da página 17 do guia A construção e a revisão participativas dos Planos de Educação (http://www.deolhonosplanos.org.br/colecao/).
Além disso, há uma série de Planos que podem servir como referência para que vocês possam analisar o que de fato é ou não viável de acordo com a realidade de seu município. No caso da cidade de São Paulo, por exemplo, você pode olhar a Proposta de Substitutivo ao PL nº 415/2012, entregue para a Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores da cidade. Você pode fazer o download desta versão clicando no seguinte link: http://www.deolhonoplano.org.br/saopaulo/download/880/
Também a convidamos a integrar a Rede De Olho nos Planos (www.rededeolhonosplanos.org.br), espaço virtual colaborativo, onde é possível trocar experiências, informações, apresentar dúvidas e sugestões sobre a construção e revisão de Planos de Educação. A ideia é que este seja um espaço de construção e de aprendizado coletivos. Basta acessar o link, preencher com um e-mail de contato e criar uma senha.
Caso você ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone: (11) 3151-2333 ramais 130 e 170. Procure por Ananda ou por Gabriel.
Atenciosamente,
Equipe De Olho nos Planos