“Considerando que precisamos realmente de Planos de Estado e não planos de governo é fundamental que a sociedade esteja participando ativamente dos processos de discussão e de concepção das políticas educacionais”, reforça a presidenta da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Glvânia Nascimento.
No vídeo, também, Gilvânia explica como a participação social contribui com a construção das políticas educacionais e destaca o papel dos Conselhos na construção dos Planos de Educação: “os conselhos municipais de educação devem estar atentos e atuantes participando das comissões, dos debates, das audiências públicas e de todos os processos que envolverem a elaboração e revisão dos Planos de Educação”.
Além disso, a presidenta da Uncme aponta a importância do trabalho conjunto entre Conselho e Fórum Municipal de Educação. “Os Fóruns e os Conselhos podem atuar significativamente no sentido de fortalecer articulações que conduzam a um processo cada vez mais plural e participativo na elaboração dos Planos e na construção das políticas públicas da área da educação”, conclui.
Veja abaixo o vídeo com a presidenta da Uncme, Gilvânia Nascimento:
Reportagem – Gabriel Maia Salgado
Edição – Ananda Grinkraut
Nunca se colocou em prática as leis que temos.
Temos uma Constituição de 1988, que está engavetada
Temos muitas leis boas e não são plicadas no dia-a-dia.
Precisamos de mais seriedade e respeito para com todos.
Adilson